Parede de tijolinho DIY: 4 maneiras simples de fazer

Tijolinhos são tendências de revestimentos que remetem ao estilo industrial e ficam super bem em diversos ambientes. Para ajudar quem quer adicioná-lo na decoração, SEM PAGAR MUITO, nós vamos dar 4 maneiras simples de fazer.

1. Tijolinho com textura

Os tijolos fakes são feitos com textura e fita, depende de um certo trabalho e cuidado para deixar as linhas bem desenhadas. Vamos ao passo a passo.

Do que você vai precisar:

  • Fita;
  • Textura;
  • Um nível para medir o ângulo e deixar reto.
  • Fita para pintura, com espessura de 1cm ou menos e;
  • Pincel simples para textura.

Como fazer:

1- Antes de tudo é preciso colocar as fitas, como se fossem os espaços entre os tijolinhos. É necessário deixar reto e para isso use o nível.

2- Passe as fitas por toda a parede na horizontal e escolha um espaçamento padrão, uma boa média de tamanho dos tijolinhos é de 6 cm de altura, para ficar retangular.

3- Em seguida passe a fita na vertical, lembrando de ir pulando os tijolinhos, ou seja, deixando uma fileira começando com um tijolo inteiro e a debaixo começando na metade para dar o efeito que o tijolinho tem.

4- Após passar a fita em toda a parede, aplique a textura por cima da fita como faria se fosse pintar normalmente. Se quer mais alto-relevo, passe duas demãos, com cuidado para não exagerar. 

Espere secar por algumas horas, não deixe muito tempo, apenas o suficiente para não escorrer a tinta. Se deixar muito tempo terá dificuldade na hora de arrancar a fita e pode estragar todo o trabalho.

Dica: se quiser uma cor entre os tijolinhos pinte antes a parede.

2. Tijolinho com EVA

Esse tijolinho é o mais simples, porem não fica com o efeito cru do tijolinho, já que o EVA é liso.

Você vai precisar de:

  • Tesoura;
  • Folhas de EVA em quantidade suficiente para cobrir o espaço que quer ou isopor e;
  • Cola quente ou cola cascorez diluída em água.

Como fazer:

1- Corte todas as folhas de EVAs em retângulos com tamanho de 21cm por 6cm;

2- Após cortar todas as peças de EVA, de peça por peça, vá passando cola atrás dela e colando na parede deslizando a mão por cima para colar toda a superfície.

Dica: use algo de mais ou menos 5mm a 1cm  para usar como medida de espaçamento entre os tijolinhos e não esqueça de deixá-los retinhos.

3. Tijolinho com esponja e tinta

Sim, é possível fazer o efeito tijolinho apenas com uma esponja, tinta e paciência, acompanhe aí.

Do que vai precisar:

  • Esponja grande e mais durinha, com a espessura média do tijolinho, por volta de 21cm x 6cm;
  • Linha e lápis, caso queira marcar a parede para deixar mais retinho e;
  • Tinta da cor do tijolinho que quer.

Como fazer:

1- Faça as devidas misturas para a tinta (com água), tente deixá-la numa textura que não escorra na parede.

2- Use uma linha e o nível para alinhar os espaçamentos na horizontal, depois risque com o lápis.

3- Use algo para usar como padrão de separação entre a linha e os tijolinhos e vá molhando o pincel de tinta e aplicando na parede. Espere secar e aproveite seus tijolinhos. Você também pode se aventurar e fazer sem marcação porque também pode dar certo.

4. Tijolinho de gesso com moldes

Do que você vai precisar:

  • Molde de silicone em formato de tijolinhos que você pode comprar pela internet, a partir de 60,00. Vamos usar um molde com 4 tijolinhos como base:
  • Para cada fornada de molde você vai precisar de 600g de gesso em pó e 400 ml de água;
  • Uma régua para tirar os excessos;
  • Nível ou espaçador de piso;
  • Espátula;
  • Um recipiente e uma colher para misturar o gesso com a água e;
  • Gesso cola.

Como fazer:

1- Misture o gesso em pó e a água no recipiente usando a colher.

2- Quando ficar bem homogêneo espalhe pela forma até que todos os espaços sejam completamente preenchidos e tire os excessos com a régua.

3- Espere secar, o que dependendo da região, pode levar até 15 minutos, e em seguida desenforme.

OBS: Eles vão ficar bem quentes e, por isso, você deve deixar em um local arejado, pois podem ficar abafados e ficar úmidos, não ficando branquinhos e sem manter a consistência.

4- Após terminar a quantidade que precisa, deve começar a colagem. Para isso, faça riscos na parte detrás dos tijolinhos com um garfo ou uma serrinha de cozinha, e passe a cola em uma quantidade mediana com a espátula. Coloque na parede e aperte para fixar bem usando o nível para deixar retinho e depois disso, basta ir colando todos e usando o espaçador de piso para definir bem os espaços entre eles.

Dica: após finalizar, passe um pano úmido para tirar os pozinhos que podem ficar soltos pela parede de tijolos. Se desejar, pode passar uma demão de tinta depois.

Caso queira tijolinhos de outra cor que não brancos, você pode misturar pigmento da cor que deseja junto a mistura de gesso com água, mas lembre-se da quantidade que usar para ficarem uniformes, ou não, pois depende do resultado que deseja. 

Agora você tem 4 maneiras super fáceis de fazer tijolinho você mesmo. Sabe o que combina com tijolinhos? Puufs da brasilazy, clique aqui e compre o seu para completar a decoração moderna e descolada.

Veja também:

https://brasilazy.com.br/paredes-modernas-5-estilos-que-sao-tendencia-para-a-sala/
https://brasilazy.com.br/cimento-queimado-passo-a-passo-mais-facil/

Carrinho