Varal para apartamento: quais modelos estão disponíveis e como escolher?

Não sei se você sabe, mas existem diversos modelos de varal para apartamento disponíveis no mercado, o que pode ajudar muito para quem mora em apartamento e precisa aproveitar o máximo possível de espaço. Aqui vamos falar mais sobre os tipos e como escolher.

Tipos de varal

Dobrável de chão 

O varal de chão é um dos preferidos porque é portátil, prático e fácil de usar, pois, pode de ser levado para qualquer lugar e ser armado e desarmado.  Além disso, você consegue dobrá-lo e guardar em um canto da casa sem ocupar muito espaço.

Existem dois modelos, o slim que é mais compacto e uma versão maior com duas abas nas extremidades que se abrem e cabe mais roupas.

Versão maior

 Slim

A grande vantagem desse modelo é poder carregar, abrir, fechar e guardar quando e onde quiser. Embora seja muito vantajoso, quando montado pode ocupar muito espaço.

De parede

Retrátil

O varal de parede retrátil é interessante para ambientes pequenos e para secar poucas peças, sendo muito bom para quem tem pouco espaço, pois você consegue fechá-lo quando não estiver usando, deixando o local livre.

Varal com fios

 Além do varal convencional, quando se estende o fio e prende em duas pontas, também há o modelo retrátil, onde há uma caixa que deixa o fio enrolado dentro e quando precisa usá-lo estende o fio e prende na outra extremidade, podendo tirar e colocar sempre que quiser.

Em relação ao modelo com fio retrátil é importante escolher um de qualidade, porque podem não fixar bem e não sustentar as roupas.

De teto

O varal de teto é prático, ocupa pouco espaço e possui muita capacidade, no entanto, pode ter uma instalação muito complicada. Ele pode ser elevado até próximo ao teto, não ocupando espaço de circulação e pode ser encontrado em três versões: a manivela, movimentação de varetas ou fixo.

Como a instalação é mais complexa e requer uma fixação com parafusos, não dá para mudar de lugar, por isso, precisa ser bem instalado.

Como escolher o varal ideal?

Precisa suprir as necessidades da família

É importante escolher um varal com a capacidade ideal, portanto, se você lava muitas roupas de uma vez só, pode ser interessante usar um varal de teto ou de chão que consiga estender muitas peças.

Também pode optar por ter dois modelos diferentes para caber tudo.

Varais resistentes

É importante escolher um modelo que não oxide, afinal, ele vai ter contato com roupas molhadas e com o tempo pode enferrujar. Por isso, prefira de aço e plástico. Além disso, é importante salientar que os de aço são mais fortes e duráveis.

Escolha dois modelos diferentes

Uma boa opção pode ser escolher um varal para quando precisar estender muitas coisas, e um mais compacto como o de parede retrátil para quando precisar estender peças pequenas, como panos de prato ou peças intimas.

Agora você já sabe as melhores possibilidades e como escolher. Comenta aí qual o seu varal e se ele está cumprindo bem o papel dele.

Veja também:

8 Dicas para escolher cortinas da casa sem errar

Carrinho