Como deixar a casa mais prática e funcional? Veja aqui

Hoje nossas casas precisam ser um lugar de aconchego e tranquilidade, mas enquanto a bagunça estiver feita, não teremos a paz de espírito e a calma que precisamos. Para dar uma luz no fim do túnel, nós vamos dar algumas dicas para deixar a casa prática e funcional e ainda tornar sua vida mais fácil. Acompanhe.

Antes, vamos falar um pouco sobre feng shui

O feng shui é uma prática pseudocientífica, que busca harmonizar o ambiente e as energias das pessoas ao redor. Isso quer dizer que o feng shui organiza os espaços para trazer benefícios da natureza para as pessoas que se relacionam com o ambiente.

Segundo o feng shui a casa demonstra como está o astral da família, ou seja, se a casa está um caos, a família e seus membros também estarão.

Então, de acordo com o feng shui nossas casas precisam estar organizadas de uma forma melhor, mas também precisamos mantê-la organizada.

Para te ajudar, vamos trazer praticidade e funcionalidade ao ambiente para descomplicar e tirar um pouco da bagunça.

Dicas para uma casa pratica e funcional

Avalie a rotina da família

Cada casa possui a sua rotina, por isso, para que ela seja prática é necessário entender os hábitos da família. Por exemplo, se a família adora ver filmes na sala, ter um sofá extensível e puffs é prático e funcional porque traz mais conforto para todos.

No entanto, se a casa tem apenas um casal, ninguém usa a mesa de jantar, o apartamento ou casa é compacto, vale encostar a mesa na parede e deixar as cadeiras para dentro. Dessa forma, consegue espaço para circular e quando for receber pessoas, pode ajustar a configuração.

Os detalhes da rotina, fazem muita diferença na hora de deixar a casa mais prática.  

Além disso, é importante saber quais atividades a família realiza em cada cômodo. Por exemplo, quartos de crianças e adolescentes normalmente funcionam como quartos, mas também como sala de estudos. Fazendo isso, os espaços serão melhor aproveitados e serão mais funcionais. 

Evite imóveis gigantescos e volumosos, se sua casa não possui espaço

Ao usar móveis volumosos demais, você pode roubar muito espaço da circulação e fazendo isso, sua casa fica com a impressão de menor e ainda entulhada, sem uma identidade e com aspecto de bagunçada.

Então, observe o tamanho disponível e escolha mobílias que condizem com o espaço que possui.

Escolha tecidos fáceis de lidar

Tecidos são muito importantes, porque se sofás, tapetes e cortinas precisarem de manutenção com muita frequência a casa não será prática e sim trabalhosa.

Opte por impermeabilizar os tecidos e escolha cores que não sujem com tanta facilidade, principalmente se tem pets e crianças em casa.

Veja nosso post sobre tecidos para sofás.

Use mobílias multifuncionais

As mobílias multifuncionais são aquelas que possuem mais do que uma função. Por exemplo, uma cama baú que funciona de armário, beliches, bancos baú e sofás cama são exemplos disso, mas dá para fazer muito mais.

Com elas, você ocupará menos espaços, deixando a casa mais arejada e espaçosa, sem perder os móveis. 

Defina o local das coisas

Sabemos que nem todos os membros da família guardam tudo no seu devido lugar e ainda, muitas vezes, deixam espalhados pela casa. A ideia é ter um lugar reservado para cada coisa e informar para os membros da família, pois assim os itens não ficarão a deriva esperando em cima da mesa ou balcão até que alguém decida finalmente guardar.

Você sempre terá os organizadores para ajudar.

Tenha uma rotina para jogar coisas fora

É preciso reservar um tempo, ou melhor, um período para jogar as coisas fora. Por exemplo, a cada 1 mês ou 3 meses, lembre-se de separar tudo que não possui funcionalidade para jogar fora, assim, a casa vai ter sempre apenas o que precisa. 

Com essas dicas você consegue deixar sua casa muito mais funcional. Quer incluir puffs na sua decoração? Clique aqui e veja nossos modelos disponíveis.

Carrinho