Sala de Descompressão em casa, o que é preciso para ter uma?

Sala de descompressão, conhecida popularmente como “cantinho do descanso” ou “área de convivência” ou até mesmo “salão de jogos” por que não? Enfim, a sala de descompressão é aquele lugar onde damos um tempo do trabalho para descansar a mente e repor as energias.

É mais comum em empresas e geralmente se trata de um ambiente lúdico, divertido, com jogos, puffs e claro, um cafezinho gostoso para despertar os ânimos. No entanto, agora com a nova onda de home office, também é preciso pensar na sala de descompressão em casa.

Segundo o psicologo Travis BradBerry, autor do livro “Emotional Inteligence 2.0”, tendo como base o estudo de Draugiem, o ideal é que para cada hora de trabalho se tenha 15 minutos de descanso. Isso acontece, porque o cérebro humano alterna naturalmente períodos de grande gasto de energia.

A boa notícia é que salas de descompressão não estão restritas a empresas e escritórios. Ou seja, você pode muito bem ter uma em casa. Nesse artigo vamos explicar como, boa leitura!

Sala de descompressão e produtividade

A sala de descompressão é importante não só para seu descanso, mas também para sua produtividade. Pode não fazer sentido, mas sabe quando você sente que suas energias esgotaram e você não consegue produzir mais nada? Pois é, quinze minutos longe das demandas bebendo um bom café pode resolver o problema.

Após passar um tempo em um lugar lúdico, criativo e aconchegante você vai voltar para o trabalho com a mente fresca e assim, as ideias e a energia vão brotar. 

Geralmente as salas de descompressão são usadas em empresas e escritórios para garantir o “tempo off” dos funcionários. No entanto, o conceito funciona super bem no ambiente domiciliar, em especial para quem trabalha de home office. Dá uma olhada nas dicas que separamos:

1. Como escolher o local certo para fazer sua sala de descompressão.

A sala de descompressão quando feita no ambiente doméstico é um pouco diferente. O ideal é que você escolha um local longe de qualquer coisa que lembre suas demandas. É importante também que o local seja calmo e silencioso.

A varanda ou a área de lazer são um bom local para criar uma sala de descompressão, nela você pode descansar, curtir a vista ou tirar um tempo para si. Se seu quarto for grande, também pode separar uma parte dele para construir seu cantinho particular

2. Traga vida para seu ambiente.

A sala de descompressão é um local para você recarregar as energias, por isso, uma boa ideia é trazer um pouco de vida para esse espaço. Escolha suas espécies de plantas favoritas e crie um jardim vertical para elas, podem ser flores ou suculentas você quem escolhe. Dessa forma, você já trabalha um novo hobby enquanto descansar.

Outra dica é deixar a iluminação natural entrar, se possível aproveite para tomar um pouco de sol nesse espaço.

3. Cores e decoração

A sala de descompressão é aquele lugar para desopilar, e nesse sentido, a decoração faz toda a diferença. Se você deseja um local para se divertir aposte em uma coloração quente que desperta a criatividade. Agora se seu intuito é descansar, tente cores em tons pasteis ou bases em preto, cinza, branco ou bege.

Nessa decoração você pode investir em acessórios de séries, filmes ou hobbies que você curte para deixar o ambiente com muita personalidade. E claro, não podemos esquecer dos puffs! Eles são a cereja do bolo desse espaço, afinal, nada melhor que se jogar em um puff e curtir o merecido descanso.

Os puffs mais indicados para este ambiente, é o “Puff sofa grande” e o “Puff Slim”, ideais para você assistir uma série rápida e tomar um cafezinho.

Agora que você já sabe como criar uma sala de descompressão em casa é só colocar a mão na massa! Lembre-se de 3 pilares importantes:

  • Um bom espaço, calmo e silencioso
  • 2. Traga vida e personalidade para seu ambiente
  • 3. Aposte em cores e decorações lúdicas.

Quer começar pela decoração? Tudo bem! Já corre no nosso site e escolhe o puff ideal para seu espaço. Temos inúmeros modelos, cores e valores. Confira!