Sala de descompressão, saiba como montar a sua

 As salas de descompressão são ambientes perfeitos para recarregar as energias, além de aumentar a produção dos colaboradores drasticamente. Entenda mais sobre elas e veja inspirações perfeitas para criar a sua.   

De onde vem as salas de descompressão

As salas de descompressão surgiram com as grandes empresas de tecnologia, como o Google e Facebook.

Mas por que essas empresas trouxeram essa novidade?

Essas empresas entenderam, antes de ninguém, que seus colaboradores exerciam muito esforço, já que trabalhavam criando serviços e produtos que não existiam no mercado e precisavam ser inovadores. 

Então eles necessitavam de um alto nível de criatividade e foco.

Essas pessoas, obviamente, tinham um alto nível de estresse e viviam no limite.

Até que essas empresas de tecnologia perceberam que as salas de descompressão poderiam ajudar aos colaboradores a renderem mais, de forma qualitativa e quantitativa.

Depois de ver como funcionava para essas grandes empresas, outras passaram a adotar a sala de descompressão e hoje podemos ver em startups, empresas de publicidade e marketing e até pequenas empresas de todos os ramos.

Porque ter uma sala de descompressão

Ter um espaço para descansar e esquecer um pouco do trabalho traz diversas vantagens, veja algumas das principais:

Motivação

Os colaboradores se sentem valorizados, já que a empresa pensou em um lugar para que eles pudessem descansar e ter um espaço para renovar as energias.

Evita afastamentos e doenças

Muitas pessoas acabam tendo que se afastar do trabalho por causa de problemas mentais e físicos relacionados ao trabalho, como a síndrome de burnout, depressão, ansiedade, lesões por repetição e dores nas costas.

Como falamos anteriormente a sala para relaxar contribui para a diminuição do estresse, além de saírem de suas posições comuns.

Produtividade em níveis altíssimos

Colaboradores relaxados e satisfeitos rendem mais. Uma pesquisa feita pela Desktime, mostrou que funcionários que faziam um intervalo de 17min após 52min de trabalho eram mais produtivos.

Você quer que seus funcionários sejam altamente produtivos, mas não ache que isso está ligado ao tempo que eles estão de frente para o computador.

Mesmo que várias pausas pareçam muito para você durante o dia, eles irão fazer muito mais se puderem colocar as ideias em ordem, comer algo saudável, ver um vídeo ou até mesmo não fazer nada e descansar um pouco.

Como montar uma sala de descompressão na sua empresa

Montar a sala de descompressão pode ajudar a elevar a produtividade da equipe em 30% a 50%, segundo entrevistas feita com empresários de Minas Gerais.

As salas de descompressão precisa ser um ambiente descontraído, confortável e estimulante, assim, ela pede cor e alegria, além de atividades divertidas para que os funcionários possam passar algum tempo.

Para ir mais além, se for interessante para empresa, seria ótimo incluir elementos como jogos e alimentos que promovam a convivência dos colaboradores.

1. Cultura da empresa

Para montar a sala de descompressão é necessário analisar o comportamento dos funcionários para definir os detalhes, se apenas conforto é necessário ou se seria interessante incluir espaços interativos e coloridos.

2. Defina onde ficará

Escolha um espaço para decorar e incluir os itens para conforto, mas também pode ser uma extensão da área de produção.

3. Inclua itens confortáveis

Você conhece alguma coisa mais confortável do que um puff?  É por isso que eles são figura repetida nas salas de descompressão.

A ideia é incluir itens super aconchegantes que podem ser confortáveis para os colaboradores, como sofás, mesas, redes, totó, sinuca, ping pong e vídeo game.

Essas são algumas salas de descompressão para você se inspirar: 

No Backstay Hostel, na Bélgica, uma sala de jogos foi criada com inspiração industrial e estilo despojado, com mobiliário confortável e pontos de cor.
Foto: Casa Abril 
Aloft Bangkok Meeting Room
Foto: Meeting booker
This is an office. For a wall decals company. They have beanbags. Yeah, we're jealous.
Foto: Design Milk
Almofadoes pra sala de criacao
Foto: Decoist
Paramore Mais
Foto: Dabus
Office Slides? A Draft Beer Bar? Check Out These 6 Innovative (and Fun) Workspaces
Foto: Entrepeneur
Gosto da ideia de um canto confortável para tirar os sapatos e trabalhar relaxando...Mas não precisa ser "stadium"!
Foto: Office lovin
As Camas mais Criativas que Você já Viu!!!
Foto: construindo minha casa clean
UFRJ
Foto: Archphile
Relax space ideas | Off Some Design
Foto: Offsomedesign
Foto: Galleryaustralianunterioresdesignawards

Então gostou das nossas dicas? Se quer escolher os melhores puffs para sua sala de descompressão conte com a gente.

Write Your Review

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Carrinho