Quarto montessoriano: entenda por que é mais que decoração

Quem vê um quarto montessoriano, com uma cama casinha cheia de estilo, nichos e itens mais próximos do chão, nem imagina que tudo vai muito além da decoração e beleza. Aqui, vamos falar de onde vem esse estilo diferente e como pode ser muito bom para as crianças.

O que é um quarto montessoriano?

Resumidamente, podemos dizer que um quarto montessoriano é uma decoração e disposição de moveis e itens ao alcance da criança. A ideia é promover um espaço para elas e não para os adultos promovendo autonomia e autoeducação.

O nome vem da criadora do método de ensino, Maria Montessori, uma educadora italiana.

A maior característica desse método é a autoeducação, mas para isso, o quarto deve proporcionar elementos que ajudam no desenvolvimento da criança.

A ideia é que ela possa explorar e conhecer o mundo, no seu quarto, com autonomia, sem a interrupção de um adulto.

Por isso, que a característica mais conhecida no estilo montessoriano é a caminha na altura do chão, afinal, elas podem simplesmente sair da cama e explorar o seu espaço.

Por que estimular a independência nas crianças

Crianças que pais estimulam a independência e autonomia crescem mais seguras e com iniciativa. Já as crianças nas quais os pais não estimulam essas características têm mais dificuldade de autoconfiança.

No quarto montessoriano as crianças têm o poder de escolha, mas, além disso, conseguem ter uma noção completa e reflexão das consequências de suas ações. Incentivando a tomada de decisões.

As funções motoras também são estimuladas, além do desenvolvimento de habilidades e desenvolvimento emocional, pois ela age de acordo com as suas vontades e interesses e não apenas obedecendo outra pessoa.

Itens importantes para o quarto montessoriano

Cama próxima ao chão

A cama na altura do chão possibilita que a criança tenha liberdade para descer sozinha, andar pelo quarto e voltar quando quiser, com segurança.

Barra na parede

A barra na parede incentiva a criança a se apoiar, ficar em pé e começar a andar quando tiver vontade e confiança suficiente.

Espelho

Um item importante para que a criança comece a se reconhecer. Para a segurança, o espelho deve ser colado em madeira e preso a parede para que não caia ou quebre em pedaços.

Armário com brinquedos e roupas

Deixe brinquedos ao alcance dela para que possa brincar com o que escolher. Para as crianças mais velhas também é interessante deixar roupas ao alcance com o mesmo objetivo.

Tapete

Pode funcionar como um delimitador de área de brincadeiras para crianças maiores e para as menores, estimula o tato e proporciona experiencias sensoriais.

Cuidados com a segurança

Como é de se esperar, apesar de dar autonomia para crianças é preciso tomar muito cuidado. Alguns itens que é preciso observar são:

  • Esconda e use protetor de tomadas;
  • Não use móveis com quinas;
  • Evite quadros com vidros e cole os objetos com fita 3M para não cair;
  • Cuidado com banquetas e móveis que possam tombar ou que sejam instáveis;
  • Não tenha objetos pontiagudos e;
  • Não deixe brinquedos e objetos muito pequenos no quarto.

Pronto! Agora só cuidar da decoração, que pode ser muito criativa e linda. Sabe o que pode combinar? Um puff para o seu bebê deitar-se com segurança quando quiser.

Carrinho