Mesa de jantar redonda ou quadrada? Como escolher

A sala de jantar é um dos lugares mais charmosos da casa, principalmente depois de começarem a ser integradas com a sala. É natural ficarmos em dúvida sobre qual dos modelos combinaria mais com o ambiente, qual ficaria mais confortável ou ocuparia menos espaço. Hoje, você vai descobrir quais as vantagens e desvantagens de cada uma e dicas de como escolher a mesa ideal para a sala de jantar.

Como precisa ser uma mesa de jantar

A mesa é o principal destaque na sala de jantar, pois ela atrai toda atenção ocupando o espaço maior. Tudo que ela precisa é ser confortável, forte e bonita. Além do formato, você pode escolher cor, material e tamanho, mas nas duas opções existem diversas possibilidades.

Qual a melhor? Redonda ou quadrada?

A escolha do formato e dos detalhes das mesas depende muito do gosto pessoal de cada um. Além disso, é preciso analisar o espaço, quais são as necessidades da família, quantidade de lugares e  tamanho máximo.

Considerações de cada modelo:

Quadrada

Possuem mais estabilidade, ou seja, suportam mais peso;

Com ela é possível fazer mais composições

Números específicos de pessoas, quantidade de lugares definidos;

Mais sóbria na decoração;

Redonda

Mais versátil e moderna;

Dá suavidade ao ambiente;

Fácil de combinar com as decorações;

Pé centralizado, por isso cabe mais pessoas;

Possibilita boa circulação no local.

Mesa redonda

A mesa redonda é ideal para salas de jantar de porte pequeno e médio, pois ocupa menos espaço e devido ao pé centralizado permite mais lugares em um espaço menor. Como não tem cantos, também permite uma melhor circulação ao redor do espaço.

Elas são modernas e versáteis, podendo ser usadas em qualquer estilo de decoração.

Uma mesa redonda para muitas pessoas acaba distanciando todas do centro, dificultando na hora de servir, mas também a comunicação entre todos. Nesse caso um centro giratório pode resolver esse problema.

Além disso, para muitos lugares acabam ocupando mais espaço do que as retangulares no ambiente.

Mesas quadradas

As mesas quadradas provem mais elegância para o ambiente, dão mais estabilidade devido aos pés nos cantos e, por isso, suportam mais peso. Ela não dá a mesma versatilidade da mesa redonda na hora de acomodar mais pessoas no espaço, tendo a quantidade de lugares definidas.  

Apesar disso, quando se trata de muitos lugares, a mesa quadrada é melhor, pois é possível alocar todas as pessoas confortavelmente para serem servidos e conversar.

O seu formato também permite mais posições e composições diferentes no ambiente, pois ela pode ser colocada no canto, no centro ou encostada na parede.

Assim como o peso, a mesa quadrada também tem mais espaço para colocar coisas em cima e se servir mais confortavelmente, por exemplo, em um evento em família.

Como escolher?

Observe os espaços

Como falamos, as mesas redondas permitem uma melhor circulação e pode colocar mais pessoas. Portanto, se falta espaço, a mesa redonda é a melhor opção.

Se você tem muito espaço disponível e precisa colocar muitos lugares a mesa, a melhor é a mesa retangular.

Estabilidade

Se precisar apoiar muita coisa na mesa, ou mesmo, colocar muito peso em cima, o ideal é a mesa quadrada, por causa da posição dos pés.

Para escolher o melhor modelo depende desses dois detalhes e das suas escolhas pessoais. Quanto ao designe, materiais, acabamentos e detalhes, as duas opções são praticamente iguais em possibilidades. 

Já sabe qual modelo escolher e porque? Conta para a gente nos comentários. 

Carrinho