Recently added
mulher deitada em puff na sombra

Cuidados com puffs: veja quais não podem faltar

Se você possui puffs em sua casa ou está pensando em adquirir um, é importante saber que eles exigem alguns cuidados para durarem por mais tempo e para manter seu aspecto bonito e conservado. Aqui você verá alguns cuidados essenciais para manter sua peça sempre bonita e durável. Confira os principais cuidados com puffs nos quais não pode abrir mão. 

Por que cuidar dos puffs?

Antes de falarmos sobre os cuidados que os puffs precisam, é importante entendermos o motivo pelo qual devemos ter zelo com eles. 

Os puffs são móveis que, normalmente, estão sempre expostos à sujeira, manchas, desgaste e desbotamento. Com isso, sem uma boa manutenção, eles podem ficar com aspecto de sujo, envelhecidos e desgastados em pouco tempo. Assim, para que a sua peça dure mais e que esteja sempre com boa aparência, vamos trazer alguns cuidados essenciais. 

Cuidados básicos com puffs

Os cuidados básicos com puffs são aqueles que devemos ter sempre, independentemente do material ou modelo. Confira:

1. Limpeza

A limpeza é fundamental para manter os puffs em bom estado. Para limpar o seu puff, use um pano úmido com sabão neutro e passe delicadamente sobre toda a superfície do puff. Depois, retire o sabão com um pano úmido apenas com água e deixe-o secar naturalmente.

Essa limpeza precisa ocorrer periodicamente. Vale lembrar que se o seu puff não for impermeável, pode ser que depois de algum tempo seja necessário realizar uma limpeza especializada mais profunda. 

2. Evite deixá-lo no sol por muito tempo

A luz solar pode desbotar qualquer tecido de puff. Por isso, é importante que você proteja da luz solar, evitando colocá-lo próximo de janelas ou áreas externas, se usar dentro de casa. 

Caso seu puff fique nas áreas externas, como jardins e piscinas, evite deixá-los ao sol quando não estão sendo usados. Fazendo isso, seu puff terá a cor e o brilho por muito mais tempo. 

3. Não deixe em locais com incidência de chuva

Além dos cuidados com a exposição ao sol, a incidência de chuva também pode ser prejudicial ao seu puff. Isso acontece porque o excesso de umidade cria um ambiente perfeito para microrganismos, causando assim a formação de mofo e bolor. 

Assim, o puff pode ficar manchado e com mau cheiro, que muitas vezes é quase impossível de retirar. Portanto, se o seu puff fica na área externa, vale a pena deixá-lo em um local coberto e se molhar, pode deixar ao sol para secar. 

4. Proteção contra líquidos

Alguns puffs são vulneráveis a líquidos que podem manchar o tecido ou causar mau cheiro. Por isso, evite colocar líquidos próximos aos seus puffs. Caso isso ocorra, limpe imediatamente com um pano úmido.

Caso o seu puff seja Brasilazy, não precisa ter essa preocupação, pois são impermeáveis e o líquido não penetra o tecido, exceto na costura. Por isso, basta apenas tomar cuidado com essa parte. Caso derrame algo no puff, basta passar um pano úmido com água e ele estará limpo de novo. 

5. Evite objetos pontiagudos

Sim. Assim como qualquer outro móvel, é importante evitar acidentes, pois objetos pontiagudos como facas, tesouras ou outros podem cortar, ou rasgar o tecido. 

Isso é básico de qualquer móvel, afinal, será bastante difícil recuperar o puff perfeitamente após um rasgo.

Cuidados específicos com puffs de cada material

Além dos cuidados básicos, cada tipo de tecido de cada puff exige alguns cuidados específicos. Confira:

1. Puffs de couro

Os puffs de couro precisam de uma manutenção específica para manter o aspecto bonito do couro. Para isso, é necessário usar um produto específico para a limpeza, que ajuda a remover a sujeira e hidratar o material. Esse material pode ser um pouco complicado, pois necessita de hidratação constante, afinal, ao ficar ressecado ele pode descascar ou rasgar. 

2. Puffs de tecido

Os puffs de tecido precisam de uma limpeza profunda com mais frequência do que os de couro. Para limpá-los, é possível utilizar uma máquina de lavar a seco ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de limpeza.

3. Puffs de pelúcia

Os puffs de pelúcia precisam ser escovados com frequência para evitar que os pelos fiquem embaraçados. É possível utilizar uma escova macia ou aspirador de pó com o acessório apropriado para limpar o puff. Esse material pode ser muito trabalhoso para limpar, além de que com o tempo ficam ralos por causa da queda de pelos.

4. Puffs brasilazy

Os puffs brasilazy possuem um tecido de lona, impermeável e resistente. Assim, os cuidados são mínimos, exigindo apenas uma limpeza com água e um pano úmido. Além disso, basta seguir os cuidados que trouxemos nas dicas acima. 

Quer comprar puffs super resistentes, lindos, que combinem em qualquer lugar da sua casa e que ainda não exigem tanto cuidado como outros por aí? Clique aqui e confira os modelos mais desejados.