O ato de meditar tem ganhado bastante visibilidade ultimamente. E não é para menos, já que o hábito apresenta inúmeros benefícios para a saúde como: combater a ansiedade, estresse além de melhorar a pressão arterial.
As pessoas tendem a pensar que só é possível fazer meditação em academias de yoga, no entanto, é possível fazer em praticamente qualquer lugar. Porém, algumas dicas podem transformar o ambiente para lhe ajudar a chegar no estado de plenitude mais facilmente.
Neste texto lhe ajudamos a criar o espaço para meditar em casa ideal e sem gastar quase nada. Boa leitura!
Por que criar um espaço para meditação em casa?
Meditar é um ato tecnicamente simples, por isso você pode faze em qualquer lugar, inclusive em sua própria casa. Ainda assim é preciso muito treinamento e rotina para que você consiga manter controle sob o corpo e mente para chegar ao estado flow (termo conhecido como concentração total do indivíduo sobre uma atividade).
No entanto, algumas dicas e cuidados são decisivas para transformar o ambiente domestico em um espaço ideal para meditação. O que consequentemente irá ajudar os iniciantes a manter a concentração e rotina até conseguir criar um verdadeiro habito.
Confira o passo-a-passo:
Escolha do Espaço
A escolha do espaço para meditar é um dos principais passos para alcançar o estado de conexão profunda. É normal que em nossa casa não tenha um local ideal com vista para o mar livre, por exemplo, mas tudo pode ser adaptado.
É importante que o seu espaço seja silencioso e sem distrações que possam tirar seu foco. Se possível procure contato com a natureza, por exemplo, na varanda, quintal ou jardim. Evite seu lugar de trabalho para que não fique pressionado com as demandas por fazer.
Escolha uma trilha sonora
Esse tópico é bem particular, algumas pessoas preferem o silêncio total ou o som ambiente. No entanto, uma trilha sonora relaxante ou ainda uma meditação guiada podem ajudar aqueles que estão iniciando o hábito a se concentrar.
Em aplicativos de música, você encontra facilmente inúmeras playlists de trilhas sonoras e meditação guiada para iniciar de forma direcionada.
Desligue o Wi-Fi e conecte-se consigo mesmo
Uma regra é clara: se você vai meditar deixe a tecnologia de fora.
A conexão nessa atividade é consigo mesmo e com o próprio corpo, notificações, mensagens de texto, alarmes e qualquer outras interrupções devem ser deixadas de lado. Por isso, se você for usar um aplicativo de música, certifique-se que ele não vai lhe distrair.
Qual Puff ideal para meditar?
Os puffs são ótimas opções de assento para você conseguir meditar de forma confortável. Esse detalhe faz total diferença na sua concentração e foco, afinal é impossível ficar zen sentindo dor ou em uma posição desconfortável.
O puff almofadão é ideal para você meditar com as pernas cruzadas na posição tradicional, já o Slim permite que você fique inclinado enquanto afunda no puff.
O puff sofá grande por outro é para quem quer relaxar e descansar enquanto medita, ele permite, inclusive, uma posição ergonomicamente correta.
Agora você não tem mais desculpas para adiar sua rotina de meditação!
Meditar em casa é possível sim!
As pessoas tendem a pensar que só é possível meditar em escolas de yoga, parques ao ar livre e etc. No entanto, meditar é um ato filosófico, onde basta sua mente se concentrar para chegar o estado de flow.
Claro que, um ambiente adequado, uma boa trilha sonora e a ausência de distração podem facilitar, e muito, seu processo.
Porém, criar esse espaço não é nenhum desafio como você pode ver. Basta considerar 3 coisas principais:
- Espaço ideal
- Trilha sonora ou som ambiente
- Tire qualquer distração
Prontinho, agora é só aliviar essa ansiedade e organizar os pensamentos.
Ficou interessado em ter um espaço para meditação? Pode começar por aqui, escolhendo seu puff ideal.