Search

Suculentas: o que você precisa saber antes de inclui-las na decoração

Suculentas são plantas queridinhas para casas e apartamentos e isso acontece porque elas costumam ser muito bonitas, fáceis de cuidar e encontrar. No entanto, é importante saber algumas coisas antes de encher o seu lar delas. Acompanhe e saiba tudo.

O que são suculentas?

As suculentas são simplesmente as plantas com as folhas mais grossas, que funcionam como uma espécie de reservatório de água e por causa dessa característica conseguem passar mais tempo sem precisar serem molhadas, sendo muito fáceis de cultivar.

Elas são perfeitas para decorar a casa em locais internos ou externos, dão o ar de sofisticação e aconchego que o ambiente precisa.

Para pessoas que possuem uma rotina mais movimentada são o tipo mais indicado de plantas para se ter em casa, pois como são originarias do deserto, reservam água internamente e não precisam do cuidado diário que muitas plantas exigem.

Além disso, elas se dão bem em praticamente qualquer ambiente, podendo ser cultivadas no sol, com muita luminosidade, mas tamém muitas delas em ambientes internos secos e úmidos também.

Agora vamos saber de mais detalhes sobre elas.

Exemplo de suculentas

Já foram registradas cerca de 22 mil espécies de suculentas, mas vamos falar das principais aqui.

Cacto

Talvez o tipo de suculenta mais conhecida, que muitas pessoas confundem. Para resumir, o cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.

Áloe Vera

Também conhecida por babosa, Áloe Vera é uma suculenta muito usada em cosméticos e medicinais, porem também ficam ótimas na decoração.

Senécio azul

De beleza surpreendente é uma das poucas que precisam de muita luz, por isso não são as melhores para ambientes internos, pois não desenvolvem o azul de suas petá-las e podem não ser saudáveis.

Echevéria

Também muito bonita, suas folhas crescem em formato de roseta e é uma das mais comuns. As echevérias podem ser criadas em ambientes internos e externos.  

5 formas de inserir as suculentas na decoração:

Agora que você já sabe quais suculentas escolher resta entender como inseri-las na decoração e dar aquele toque de charme que seu ambiente precisa.

1 – Cultive seu próprio Terrário

Uma forte característica das suculentas é que elas se reproduzem com facilidade. Basta que uma de suas folhas caia na terra e em algumas semanas você já tem uma nova mudinha. Outro ponto forte é que por serem plantas muito versáteis elas se adaptam facilmente a outras espécies de suculentas.

Por estes motivos um terrário é a opção ideal para você ter um ecossistema completo e autossuficiente formado por suculentas. Para isso, você vai precisar de um recipiente transparente, dê prioridade aos de vidro. Além de terra, pequenas pedras para finalizar e claro, as mudas de suculentas. Boas espécies para você unir são a carpete dourado, planta perola e orelha de gato.

Terrário são sofisticados e chamam atenção de longe, por isso você pode coloca-los na mesa de centro, ao lado da cama ou no peitoral da janela.

2 – Suculentas em xícaras, canecas e taças

Se você esta montando uma decoração criativa e original as suculentas são perfeitas para sua proposta. Pois, essas espécies se adaptam bem a praticamente qualquer tipo de recipiente, inclusive aqueles que você pode reutilizar em casa.

Sabe aquela xícara de porcelana lascada na ponta, ou aquele caneco rústico que você quase não usa ou ainda assim aquele conjunto de taças que você ganhou de presente mesmo sem ser fã de vinho? Então está na hora de ressignificar todos esses objetos.

A regra é a mesma, basta areia e regagem apenas quando necessário( uma vez por semana ou a cada 15 dias dependendo do clima da região). Lembre-se que suculentas não precisam de pratinhos embaixo do vaso, pois eles dificultam a drenagem da água o que pode apodrecer a raiz.

3 – Crie um jardim vertical ou suspenso:

Essa dica é especialmente para você que não tem muito espaço para cultivar suas plantinhas, como uma varanda ou um jardim. Saiba que isso não é motivo para desistir do seu hobby.

Jardins verticais são ótimas opções para seu caso, você pode ter um jardim vertical em uma estante, cavalete ou ainda com garrafas pets na parede, essa última opção é além de tudo sustentável.

Para dar um toque a mais de estilo o seu jardim vertical pode ser também suspenso. Para criar é bem simples, basta você prender um dos vasinhos em uma corda bem firme e prende-la na parede ou ponta da estante, ou cavalete. 

4 – Cachepôs dão um toque a mais de charme

Você conhece os cachepôs? É um tipo de vaso moderno, eles podem ser feitos de corda de sisal, corda náutica, palha ou ainda ter formatos divertidos como cabeças onde as plantas imitam os cabelos ou ainda animais. 

Eles são perfeitos para suculentas principalmente os pequenos, pois unem charme e originalidade para sua decoração.

5 – Tijolos, conchas e manteigueira

Você já deve ter percebido que o grande segredo da decoração com suculentas está no local que você escolhe para planta-las. 

O surpreendente está em brincar com formas e ressignificar objetos. Por exemplo, se você possui um jardim e sobraram alguns tijolos da última reforma, você pode fazer um pequeno buraco em sua ponta e plantar uma suculenta. Se você quiser pode enfileirar os tijolos e fazer um caminho com eles no jardim, como uma trilha de suculentas.

Sabe aquelas conchas grandes? Então, elas são ótimos vasos para suculentas, basta escolher a estante ideal e plantar nela especies pequenas.

Manteigueiras e boleiras de vidro não escapam, elas são perfeitas para você não só plantar suculentas, mas fazer um terrário. Inclusive o vidro que as cobre é ideal para proteger as suculentas da chuva.

Como cultivar suculentas

Elas podem ser cultivadas sem complicação. Apenas precisam de terra, de preferência de boa qualidade e receberem água uma vez ou outra. Aqui vão algumas dicas:

É preciso ter cuidado com a raiz, pois se colocar muita água ela pode apodrecer e você perde a plantinha. Para isso não acontecer, não coloque água em excesso e você pode colocar pedras no fundo do vaso, antes de colocar a terra para que o líquido escorra para fora. Lembre-se: o vaso deve ter furinhos para tirar o excesso de água.

Para uma planta pequena, apenas duas colheres de água são suficientes a cada duas semanas quando o clima estiver mais frio, já quando o clima estiver mais quente, duas colheres por semana,

Mesmo se cultivada dentro de casa, é importante expô-las ao sol alguns dias por semana, pois algumas pragas adoram as coitadinhas. São uns pontinhos brancos muito chatos de tirar e que podem estragar sua plantinha, que são a cochonilha, pulgão e os fundos.

São muito fácies de criar mudas, sem precisar fazer um buraco e enterrar a ponta se quer. Para multiplicá-la, separe uma folha e deixe secar por um dia, então depois de deitá-la sobre a terra, pingue duas gotas de água por semana até que cresça.

Leia também:

https://brasilazy.com.br/como-colocar-plantinhas-em-casa-e-apartamento/

Gostou das nossas dicas? Assim como as suculentas, nossos puffs vão bem em qualquer ambiente. Clique aqui e veja os modelos mais incríveis para sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *