Tipos de piscina: quais existem e qual o melhor

Ter em casa um lugar para desfrutar da companhia dos amigos e da família e se refrescar do calor é desejo de muita gente. Por isso, nós separamos os tipos de piscina mais usados no mercado para que você veja suas diferenças e qual a melhor.

Piscina de alvenaria/concreto

Este tipo de piscina pode ser feito em qualquer formato, tamanho ou profundidade, dando muita liberdade para a criatividade, sendo ideal para pessoas que querem um design único.

Outra vantagem para esse tipo de piscina é a variedade de acabamentos que podem ser usados, como pastilhas, azulejos e pedras.

Desvantagens da piscina de alvenaria/concreto

Ela necessita de muita atenção durante a construção, pois é vulnerável a vazamentos, que acontecem por causa de pequenas fissuras no concreto, causadas pelo adensamento do solo.

A melhor forma de garantir a durabilidade da piscina é caprichando na impermeabilização durante a construção.

Além de ser um dos modelos com preços mais elevados, também leva mais tempo para ser construída, pois os acabamentos requerem mais cuidado com os detalhes.

Piscina de vinil

A piscina de vinil tem a base de alvenaria, no entanto, em vez de ser revestida com azulejos, pastilhas ou outros materiais, é coberta com vinil.

Ela é como uma espécie de lona, feita de material resistente e sob medida, para ser colocada sob a estrutura de alvenaria, funcionando como impermeabilizante e revestimento.

 Ela é de rápida instalação, limpeza e manutenção, além de ser mais barata do que as outras.

Desvantagens da piscina de vinil

Como nem tudo são flores, o vinil tem algumas desvantagens. Possui baixa durabilidade, cerca de dez anos, e precisa ter cuidado com objetos cortantes.

Quanto a durabilidade, existem algumas tecnologias surgindo no mercado que prometem um prazo maior.

Piscina de fibra de vidro

A grande vantagem da piscina de fibra de vidro é a rapidez e facilidade, visto que ela é pré-fabricada, o que faz com que seja instalada com mais velocidade.

Com a superfície lisa, evita o acúmulo de sujeira e fungos e deixa a limpeza bem mais fácil.

Desvantagens da piscina de fibra de vidro

Infelizmente, não dá para personalizar esse tipo de piscina, pois já estão prontas, mas em compensação possui poucas chances de vazamento.

É importante deixá-la sempre cheia, para que não resseque, mas também ter cuidado com os produtos usados na limpeza, que não podem ser a base de cobre, pois pode causar manchas amareladas ou azuladas, além de não poder exagerar no cloro.

Piscina de vidro

As piscinas de vidro são as de maior valor decorativo, afinal ela é a mais sofisticada e diferente da nossa lista. Normalmente escolhida para os projetos de design mais modernos, ela exige muita qualidade na elaboração e execução do projeto, agregando valor decorativo e à própria casa.

Hoje, esse modelo é um dos mais caros do mercado, pois exige muito cuidado com a segurança, além de preparação do local para receber os materiais delicados.

Desvantagens da piscina de vidro

Apesar de ter esse risco na instalação, as piscinas desse modelo são bastante seguras, pois possuem diversas camadas de vidro laminado e uso de plástico flexível na elaboração.

A grande desvantagem é o preço, pois como já é de se esperar, a mão de obra é ainda mais especializada, já que é preciso garantir a segurança.

Esses são os modelos principais usados hoje no Brasil. Agora, sabe o que combina muito bem com uma dessas em um dia de sol? Um puff Brasilazy. Acesse e veja os modelos disponíveis

Carrinho