As cores têm muito poder na decoração. Elas podem deixar um ambiente com aspecto mais amplo, mais extenso ou até influenciar no humor. Por isso, são parte importante e nós vamos ajudar a combinar cores na decoração usando o círculo cromático.
O que é o círculo cromático?
Você deve conhecer o círculo cromático de algum lugar, nem que seja das aulas de física. Pois bem, ele é usado para fazer combinações de cores. Por isso, é indispensável em projetos de design, pois com ele entende-se como harmonizar, contrastar e iluminar as cores.
Com ele, podemos observar a composição de cores, saturação, sombra e luminosidade.
Como entendê-lo?
Observe-o.
O círculo cromático é uma paleta que possui 12 cores, separadas da seguinte forma:
Ele é composto por três cores primárias, que são aquelas que não podem ser obtidas com a mistura de outras cores.
Três cores secundárias, que são aquelas que podem ser formadas com a mistura entre as cores primárias.
E seis cores terciárias, que são aquelas que podem ser formadas pela mistura de cores secundárias com primárias. Ficou complicado? Veja quais são as cores:
Cores primárias: Amarelo, azul e vermelho.
Cores secundárias: violeta, verde e laranja.
Cores terciárias: essas são aquelas de tons diferentes como vermelho-alaranjado, azul-arroxeado, amarelo-esverdeado e por aí vai.
Veja também os estilos de decoração que são tendência.
Mas porque isso é importante?
Você já sabe o que ele é, mas agora precisa entender por que é importante e como usar.
Com o círculo cromático, é possível entender melhor a combinação de cores. Saber quais cores você pode misturar sem medo.
As combinações retiradas dele são:
Cores quentes Cores frias
Como harmonizar as cores
Existem algumas formas de conseguir harmonizar as cores em uma combinação. Veja algumas:
Macronomia
A macronomia consiste em apenas uma cor, mas em diferentes tons, como conhecemos popularmente, tom sobre tom.
Cores análogas
As cores análogas são as cores que aparecem lado a lado no círculo, mas não há contraste, pois todas tem uma outra cor em comum.
Complementares
As cores complementares, mas também chamadas de cores com harmonia oposta, é a combinação de cores que ficam opostas no círculo cromático, mas se complementam.
Triangulação ou harmonia 60°
As cores com harmonia de 60° são aquelas que ficam nas pontas de um triângulo desenhado no círculo. Assim, para encontrar, escolha uma, pule três, escolha outra, pule três, escolha outra. Essas são as cores com harmonia 60°.
Harmonia 90°
As cores em harmonia de 90° são aquelas que formam um quadrado no círculo. Para saber quais são as cores em harmonia, escolha uma cor, pule duas, escolha outra e pule duas e assim até definir as quatro cores.
Cores 120°
Para encontrar essas cores, escolhe-se uma e pula a próxima, até formar um hexágono.
Usando o círculo cromático, você consegue escolher melhor a combinação das cores. Isso é importante na hora de decidir os tons que vai usar, principalmente nos detalhes e acessórios da casa. Mesmo que a combinação pareça estranha, elas juntas não vão causar mal-estar ou algum tipo de aversão.
Veja também:
Agora que você já sabe como fazer uma boa combinação de cores, que tal escolher o seu Brasilazy da cor que vai combinar muito com a sua decoração. Acesse e confira nossas cores.