Existem dois tipos de pessoas, aquelas que preferem tons pasteis e as superfícies lisas e aqueles que não abrem mão de movimento, formas e estampas na decoração.
Se você faz parte desse segundo grupo, este post foi feito pensando em você!
De fato, a estamparia é uma arte que precisa ser interpretada. Se de um lado ela traz vida e dinamicidade para o ambiente, por outro, quando mal implementada pode pecar pelo exagero e causar poluição visual.
No entanto, com um pouco de planejamento e criatividade é possível incluir as estampas na sua decoração de forma harmônica. E não precisa ser decorador para isso, basta ler este artigo até o final e anotar todas as dicas.
Passo a passo para escolher a estampa perfeita
Há inúmeros estilos no mercado, mas para escolher qual estampa combinará melhor na decoração, primeiro você precisa entender o que você quer passar com ela.
Algumas pessoas, apesar de amar estampas ainda prezam por uma decoração clean, outras já preferem algo mais quente e criativo. E há um plano de decoração para os dois tipos, basta você usar a criatividade e conferir algumas dicas.
Escolha onde inserir as estampas
Você prefere usá-las em almofadas no sofá, na roupa de cama, como cortinas na sala ou na toalha de mesa? Estude sua decoração atual e tente entender onde uma estampa melhor se enquadrariam.
Entenda o círculo cromático
Você já deve saber que existem cores que complementam outras. Se você deseja uma decoração mais clean o ideal é trabalhar tons no círculo cromático, agora se você prefere algo multicolorido pode optar por um padrão de cores que combinam. No entanto, tente trabalhar três ou quatro cores, no máximo.
Veja o planejamento de combinação entre as cores
1 – Amarela: azul, violeta, cinza e preto
2 – Cinza: fúcsia, vermelho, roxo, rosa, azul e amarelo
3 – Azul: amarelo, marrom, cinza, prata.
4 – Preto: esta cor é universal e combina bem com todas as cores.
5 – Branco: combina com tudo, seu contraste é mais marcante com azul, vermelho ou preto.
6 – Verde: marrom dourado, laranja, amarelo, cinza, preto, branco.
7 – Vermelho: cinza, branco, preto.
8 – Laranja: azul, branco, preto.
Brinque com formas e tamanhos
Além de diversificar tons, é importante também brincar com tamanhos e formas. Por exemplo, que tal combinar uma almofada redonda estampada com uma quadrada lisa?
Jamais tente juntar duas estampas em objetos do mesmo tamanho e forma, pois elas iram competir entre si pela atenção do seu olhar.
Outra dica importante é usar objetos grandes para estampas grandes, como cortinas e roupa de cama, enquanto estampas pequenas podem brilhar em artigos pequenos.
Estampas parecidas e opostas
Como já dito, você precisar criar um padrão para suas estampas. Primeiro você deve escolher a estamparia e em seguida escolher a base oposta as estampas, para criar o equilíbrio perfeito.
Além disso, você pode combinar também duas estampas diferentes, como florais e geométricas. No entanto, o ideal é que a estamparia não fique concentrada em um só lugar, mas sim, em todos os cômodos da casa.
Combinando estampas na sala
Sempre parta do bom senso na hora de decidir as estampas de cada cômodo. A sala deve ser um ambiente acolhedor, mas também dinâmico que incentive a conversa.
Estampas geométricas combinam perfeitamente com este espaço. Brinque também com cores bases presentes na estampa e crie pontos de atenção no ambiente.
Combinando estampas no quarto
O quarto, por sua vez, deve ser um espaço aconchegante e calmo para facilitar momentos de descanso e o próprio sono. Por isso, nada de exageros por aqui.
As estampas florais são mais usadas neste comodo, no entanto, arabescos também fazem bastante sucesso. Aqui é uma ótima oportunidade para você tentar unir, estampas geométricas com florais.
Combinando estampas na mesa
Estampas na mesa podem transformar um almoço rotineiro de família em uma experiência totalmente moderna e diferente.
Seu estilo deve nortear qual tipo de estampa usar na mesa, no entanto, aqui é possível abusar da criatividade. Para almoços, prefira cores quentes e estampas alegres. Para jantares, dê preferência ao clássico e sofisticado.
Agora que você já entende como inserir estampas na decoração de forma harmônica, o que está esperando para dar um toque de estilo e alegria na sua casa?
Aproveite e veja também nosso post de tecidos para sofá, clique aqui.