A decoração minimalista veio junto com o estilo de vida minimalista e aqui nós vamos aprofundar os detalhes sobre ele, com tudo que você precisa saber.
O que é uma decoração minimalista
A ideia principal da decoração minimalista é evitar o exagero, usar elementos funcionais, sóbrios, evitando excesso e extravagância, com ambientes claros, modernos e limpos.
De onde surgiu o minimalismo?
O estilo de decoração minimalista recebe forte influência do movimento artístico minimalista, que surgiu nos anos 60.
Esse movimento cresceu e se transformou em um estilo de vida, que se expandiu para o design, arquitetura e artes em geral.
Quais são os elementos minimalistas?
O principal elemento do minimalismo é evitar ao máximo, não só a poluição visual, mas usar apenas o necessário, ou seja, o mínimo de componentes. Para isso, aposte na praticidade e funcionalidade.
Alguns elementos muito usados no estilo minimalista são:
Cores claras nas paredes
O minimalismo busca deixar a casa mais iluminada, para isso, são usadas cores claras nas paredes, como bege, cinza e principalmente o branco. Cores mais vibrantes também são utilizadas, mas principalmente em detalhes, saindo do protagonismo.
Listras e cruzetas
As estampas que mais casam com o minimalismo são as listras e as cruzetas, portanto, se quiser adicionar formas, aposte nos dois.
Preto e branco
Preto e branco são as cores mais encontradas no estilo minimalista, como as paredes em maioria são de cor branca, os detalhes costumam vir em preto, como peças de decoração, mantas e em quadros trazendo, normalmente, as duas cores.
Linhas retas
O estilo minimalista tem várias características dentro do estilo contemporâneo, principalmente por conta das linhas retas que estão presente nos dois.
Estrutura clean
O estilo de decoração minimalista evita o uso de muita informação decorativa, por exemplo, molduras, objetos de decoração, detalhes demais, misturas e itens decorativos em excesso.
Como fazer uma decoração minimalista
Para ter uma decoração minimalista não é tão simples, principalmente porque temos que bater forte na tecla menos é mais, o que convenhamos, pode ser bem difícil para quem gosta de comprar itens para a casa.
Não seja um acumulador
A decoração minimalista tem como princípio básico ter apenas o necessário, prático e funcional, portanto, não é ideal sair comprando objetos de decoração, utensílios de casa e demais itens que podem acabar sem uma utilização.
Não que você não deva decorar a casa com as coisas que você gosta, mas sim, buscar ter apenas o necessário na decoração, como aqueles itens que você ama e não pode viver sem.
Poucos elementos
Ela usa apenas poucos elementos na ambientação, evitando os excessos, principalmente nos moveis. Isso é uma das vantagens do minimalismo, pois a casa passa uma percepção de ampliação e ainda fica com muito espaço para circulação.
Para definir sobre os móveis, prefira os que possuem uma função, assim você pode até adicionar conforme o espaço.
A limpeza também é minimalista
A decoração minimalista também pode trazer relaxamento e conforto, no entanto, isso acontece quando a casa está limpa. Portanto, mantenha sempre os ambientes sem bagunça e a limpeza em dia para conseguir passar o minimalismo por completo.
Veja dicas para deixar sua casa sempre cheirosa aqui.
Escolha móveis práticos
Alguns móveis podem possuir mais funções, como camas baú, banco baú, sofás-cama e outros que possam diminuir a ocupação de espaço, fazem toda diferença no minimalismo.
Além de tudo isso, é importante lembrar que o minimalismo não é apenas um estilo de decoração, se trata de um estilo de vida. Por isso, pode requerer algum tempo se adaptar a ele, mas vale muito a pena começar.
Pronto para aderir ao minimalismo?
Quer saber sobre os outros estilos de decoração? Clique aqui