DIY – “Do It Yourself”
Nos dias atuais é crescente a busca por personalização. Buscar nos pequenos detalhes uma oportunidade de deixar o ambiente com a cara do dono tem sido uma das marcas da decoração moderna.
Essa personalização pode ser ainda mais completa quando feita pelas próprias mãos do dono da casa. Engana-se quem pensa que é exclusividade de artistas plásticos e exige um domínio gigantesco sobre técnicas artísticas.
O modelo de decoração DIY abre a oportunidade para qualquer pessoa trabalhar no próprio layout da sua casa.
O que é decoração DIY?
DIY é a abreviação de “Do It Yourself”, expressão inglesa que em português significa “faça você mesmo”. Quando falamos em decoração DIY a ideia é justamente que você possa criar os próprios itens de decoração para a sua residência.
É o caso de uma mesa, por exemplo. Se você está sem grande orçamento para comprar uma mesa de madeira, poderá criar a sua própria com custo muito menor.
Além de ser muito legal de fazer (afinal, você terá grande orgulho em ter na sua casa algo que foi feito por você mesmo), trata-se de uma opção muito mais econômica – o que é importante em tempos de crise financeira como vivemos atualmente.
Como usar a decoração DIY para fazer a sua mesa?
Existem diversas técnicas para construir a própria mesa. Se você olhar nas casas da sua rua certamente terá uma grande variedade: madeira, mármore, vidro, enfim, não faltam ideias e materiais.
Claro, mesas profissionais exigiriam um conhecimento técnico acima do normal para que fiquem boas, mas você pode criar as suas de maneira bem mais fácil do que pensa.
Veja a seguir duas opções para montar sua mesa DIY.
- Usando cavaletes
Para pessoas com menos habilidade artística, o jeito é recorrer aos cavaletes. Eles são grandes facilitadores na medida em que servirão como apoio para a mesa e você não precisará se preocupar com os seus pés.
Assim, bastará encontrar um pedaço de madeira retangular e personaliza-lo da maneira que preferir, isto é, cortando no tamanho ideal e pintando da cor que você deseja para a sua mesa DIY. Uma vez que esteja pronta, é só adicionar sobre os cavaletes para ter a mesa fixa.
- Usando pallets
Os pallets são materiais de madeira muito usados em obra e que não são difíceis de encontrar. Existem também os pallets de plástico, porém são mais complicados na hora de montar a sua mesa, razão pela qual a madeira é mais recomendável.
Ao encontrar o material, capriche na lixa para que ela fique com textura bonita (especialmente se for algo reaproveitado). A seguir, pinte da cor que preferir (ou passe verniz caso queira manter o aspecto da madeira em si).
Para criar a mesa, você deverá colocar os pallets sobre si mesmos. O mais recomendado para isso é usar cola de madeira para fixar os pedaços. Para finalizar, adicione uma tampa de vidro ou acrílico. Caso queira movimentá-la, você poderá colocar rodas de silicone também.
E as cadeiras?
A criatividade usada na confecção das mesas pode e deve se estender para os assentos da mesa. Por que ao invés de cadeiras tradicionais você não as substitui por puffs? Muito mais confortáveis e com opções de cores alegres, eles são o material certo para deixar sua casa ainda mais personalizada!