Brincadeiras para tirar as crianças do tédio - Imagem de um pai observando seu bebê brincando e se divertindo dentro de casa

Brincadeiras para tirar as crianças do tédio

Quando as férias chegam, os papais e mamães têm que encontrar atividades para entreter as crianças com brincadeiras em casa. Tendo isso em mente, decidimos listar 10 brincadeiras para tirar as crianças do tédio durante as férias.

Esse período é uma ótima oportunidade para aproveitar melhor o tempo entre pais e filhos para construir relações de afeto e boas memórias. Afinal, você quer que seu filho tenha lembranças da infância de quando brincava com os pais, não é?

Se você quer deixar as férias do seu filho inesquecíveis mesmo que em casa, leia este post até o final, pois vamos elencar as 10 melhores brincadeiras para fazer em casa com os pequenos. Confira!

Brincadeiras entre pais e filhos fazem parte do processo educacional

Seus filhos brincam das mesmas brincadeiras que você quando criança?

A nova geração já nasce inserida na tecnologia, o que é bom, pois significa que existe muita evolução para experimentarmos nos próximos anos.

No entanto, o desenvolvimento cognitivo comportamental dos pequenos pode ser comprometido se eles ficarem imersos no ciberespaço por tempo demais e cedo demais. 

Por isso, as brincadeiras no mundo real, aquelas que são olho no olho, que envolvem raciocínio lógico e coordenação motora são tão importantes. 

Durante as férias é normal que as crianças fiquem entediadas e o caminho mais rápido para acabar com esse tédio é entregar um celular na mão delas, principalmente se precisamos trabalhar e resolver problemas domésticos. 

Apesar de fácil, essa não é a saída mais educativa. Ao contrário do que muitos pais pensam, não é difícil manter as crianças entretidas com dinâmicas, basta você entrar na brincadeira também.

Para lhe ajudar nessa missão, separamos 10 brincadeiras simples para fazer em casa que vão garantir a diversão da garotada, confira:

1. Caça ao Tesouro

Uma das brincadeiras mais antigas e que melhor estimula a atenção e criatividade da criançada. Para deixar a brincadeira ainda mais emocionante, você pode incrementar com “tesouros sensoriais”. 

Por exemplo, quando for escolher o item para esconder, opte por diferentes objetos com diferentes texturas, como liso, áspero, aveludado e etc. Após isso, é só deixar os pequenos correrem pela casa e encontrar os objetos com tais características.

Dessa forma, você estimula o tato da criança, além de fazê-la entender sobre cores, tamanhos e formas.

2. Acampamento em casa

É nessa brincadeira que os puffs entram em ação!

Quem nunca brincou de cabaninha quando criança? Pode ser na sala, no quarto ou até mesmo no quintal.

Além dos lençóis da cabaninha, você pode trazer o puff favorito do seu filho também, dessa forma a cabaninha fica mais confortável e aconchegante. Dentro dela vocês podem contar histórias, assistir filmes, brincar de fazer sombras e muito mais!

A cabaninha é uma ótima forma de estreitar o laço entre pais e filhos, além de registrar boas memórias para a vida toda. 

Além disso, é uma das brincadeiras que menos exige da sua disposição física. 

3. Boliche caseiro

Esse dá para brincar e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo.

Você não precisa ter um jogo de boliche para jogar boliche em casa, basta pegar algumas garrafas ou latinhas pets, colocar um pouco de areia ou pedrinhas dentro para fazer peso e seus pinos estão prontos!

Dessa forma, além de divertir a criançada, você ainda ensina como alguns materiais são recicláveis e o quanto isso ajuda o planeta. Lembre-se que crianças conscientes se tornam adultos sustentáveis.

4. Teatro de Fantoches

Brincar de faz de conta estimula a criatividade e a ludicidade da infância. Além disso, quando falamos de Teatro de Fantoches, noções de enredo e comunicação também entram nos benefícios.

No Teatro de Fantoches a brincadeira começa muito antes dos personagens entrarem no palco, existe ainda o processo de confecção dos bonecos, que podem ser de E.V.A., tecido e até cartolina. 

Também não podemos esquecer do próprio palco feito com caixa de papelão e decoração com E.V.A. e papel crepom.

Aqui os pais podem começar contando uma história, em seguida as posições se invertem e agora é a hora dos filhos mandarem ver na imaginação.

5. Leia para a criança

Ler para sua criança é a principal forma de fazê-la se interessar pelos livros. 

Além disso, a leitura entre pais e filhos estreitam os laços e estabelece uma relação de amizade e companheirismo. 

Os benefícios da leitura são muitos: estimula a imaginação, criatividade, empatia, visão de mundo e até vocabulário.

No entanto, quando a leitura é feita em um puff Brasilazy, além de tudo isso você conta o conforto e o aconchego que só nossos puffs têm. 

É difícil ver o tempo passar afundado em um puff, por isso se prepare, pois seu filho vai querer devorar um livro atrás do outro.

6. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são ótimas opções para entreter as crianças e desenvolver habilidades como estratégia, raciocínio lógico e cooperação. Existem diversas opções no mercado, desde jogos mais simples até os mais complexos, que podem ser jogados pela  família inteira.

Além disso, é possível criar jogos caseiros com materiais simples, como papel e caneta, para incentivar a criatividade dos pequenos e garantir a diversão.

7. Oficina de culinária

Que tal colocar a mão na massa e preparar deliciosas receitas em família? As crianças adoram participar da cozinha e essa é uma ótima oportunidade para ensinar sobre alimentação saudável e nutrição.

Escolha receitas simples e seguras para que as crianças possam ajudar na preparação dos alimentos, como fazer biscoitos, bolos ou pizzas. Além de aprender sobre culinária, a atividade também pode fortalecer os laços familiares, a coordenação motora e o pensamento analítico da criançada.

8. Arte e criatividade

Arte e criatividade são essenciais para o desenvolvimento infantil. Por isso, uma atividade divertida para fazer em casa com as crianças é criar e inventar coisas novas.

Use materiais simples como papel, lápis de cor, tesoura e cola para fazer desenhos, recortes e colagens. Além disso, é possível reutilizar materiais que iriam para o lixo, como caixas de papelão, garrafas plásticas e jornais, para criar objetos novos e únicos.

Misturar as cores e tons, criar peças únicas, desenhos, pinturas, esculturas em barro ou com peças aleatórias e muito mais pode ser muito divertido.

9. Esconde-esconde

Uma brincadeira clássica que nunca perde a graça. O esconde-esconde pode ser jogado dentro de casa ou no quintal, e é uma ótima forma de estimular a criatividade e o raciocínio das crianças.

Além disso, é possível fazer variações do jogo, como esconde-esconde noturno com lanternas, ou esconde-esconde com pistas para tornar a brincadeira ainda mais emocionante.

Essa é uma daquelas brincadeiras mais comuns da sua infância, no entanto, provavelmente, nem todas as crianças da nova geração terão a oportunidade de experimentar. Por isso, entregue essa experiencia para os seus filhos, tenha um momento de nostalgia e incentive-o a brincar com outras crianças.

10. Dança e música

Coloque músicas animadas e dance com seus filhos. Além de ser uma atividade física divertida, a dança e a música ajudam a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a criatividade.

Também é possível criar coreografias juntos e até mesmo inventar novas músicas e letras. E quem sabe, descobrir um talento musical em família.

Além de todos os benefícios acima, com a dança ainda é possível queimar algumas calorias e manter a criança saudável. 

Essas são apenas algumas sugestões de brincadeiras para fazer em casa com as crianças durante as férias. O importante é aproveitar o tempo em família e criar momentos especiais que ficarão guardados na memória de todos.

Lembre-se de que as brincadeiras devem ser adaptadas conforme a idade das crianças e sempre supervisionadas pelos pais ou responsáveis. Além disso, é importante respeitar os limites de cada um e não forçar a participação em atividades que não despertem o interesse, pois ao fazer isso, brincar perde todo o sentido.

Com essas brincadeiras, as férias em casa podem se tornar momentos inesquecíveis e divertidos para toda a família. E o melhor de tudo, sem precisar sair de casa e arriscar a saúde em meio à pandemia.

Então, mãos à obra! Escolha as brincadeiras que mais se adéquem ao seu estilo de vida e aos interesses dos seus filhos e prepare-se para se divertir muito nas férias em família.

As brincadeiras devem esperar pelas férias?

Essas brincadeiras podem ser realizadas não só durante as férias escolares, mas também em finais de semana e feriados. Incentivar a convivência em família e criar momentos de diversão é importante para o bem-estar de todos.

E não se esqueça: além das brincadeiras em casa, é importante também reservar um tempo para atividades ao ar livre, como passeios em parques, praças e praias.

Com um pouco de criatividade e disposição, é possível se divertir em família e criar memórias inesquecíveis sem sair de casa. Aproveite as dicas e faça das férias em família um momento de muita alegria e diversão!

Puffs Brasilazy são à prova de crianças

Quando o puff for Brasilazy, não precisa se preocupar com a sujeira da massinha, água, suco ou qualquer coisa que seu filho derramar em cima do estofado. Afinal, um paninho úmido resolve tudo, pois nossos puffs são impermeáveis e super resistentes. 

Aproveite para ver nosso conteúdo sobre puff na brinquedoteca. Clique aqui para conferir agora mesmo. 

Ah, e pode se jogar no puff sem culpa, pois nossos puffs foram testados e são à prova de crianças!  

Seu filho ainda não tem um puff só dele? Então corre em nosso site e deixe-o escolher o modelo mais divertido.