Decoração da sua casa com puffs e poltronas

A decoração da sua casa com puffs pode ganhar muito mais estilo. Eles são elementos versáteis e práticos que podem ser usados em qualquer ambiente. Isso mesmo, você não precisa restringir o uso deles às salas.

Apesar de serem ótimos recursos, alguns cuidados são necessários na hora de comprar poltronas e puffs para sua casa. Afinal, quando mal utilizados, eles podem ter o efeito contrário e deixar seu ambiente carregado e desconfortável.

Por isso, siga a leitura do post que preparamos e conheça 6 dicas para decorar sua casa usando poltronas e puffs! Aproveite!

1. Respeite o tamanho do ambiente

A primeira dica é bastante óbvia, mas acaba passando despercebida por algumas pessoas. É preciso analisar cuidadosamente o ambiente e considerar o espaço disponível antes de escolher poltronas e puffs.

A armadilha costuma estar no conjunto de móveis. Isso porque mesmo uma sala grande pode ficar entulhada se os móveis escolhidos forem todos de proporções generosas. Assim, é essencial considerar o tamanho de sofás, racks, camas e aparadores, por exemplo, ao escolher suas poltronas e puffs.

Se você já tem alguns móveis, posicione cada um no seu lugar e confira o espaço que sobrou. Lembre-se de considerar ao menos 70 cm de cada lado de peças para que a circulação no ambiente não fique comprometida.

Além disso, fique atento ao efeito visual. Uma poltrona grande em uma sala pequena, mesmo que tenha espaço para circulação, pode fazer o ambiente parecer ainda menor. O mesmo acontece com espaços amplos e peças muito reduzidas: a proporção fica desagradável.

2. Siga o estilo de decoração ao escolher poltronas e puffs

Além do cuidado com o tamanho e proporção dos móveis, a decoração da casa deve ser respeitada na hora de escolher poltronas e puffs. Se o seu ambiente segue o estilo retrô, por exemplo, usar um móvel moderno pode gerar estranheza, por mais bonito que ele seja.

Isso não quer dizer que você precise, obrigatoriamente, ter todos os móveis do mesmo estilo. Apenas tome cuidado para que as combinações sejam feitas de forma harmoniosa. A dica aqui é optar por modelos mais neutros como um todo, deixando o destaque para uma ou outra peça.

Decoração com puffs

3. Coordene cores e texturas

Seguindo a linha de cuidados com a coerência visual dos ambientes, as cores e texturas dos móveis também precisam ser coordenadas. Isso não significa que você precisa utilizar todos os itens na mesma tonalidade, pelo contrário.

A mistura de cores, formas e texturas deixa o ambiente mais rico e criativo. Para tornar essa tarefa mais fácil, você pode optar por uma base com menos informação, usando paredes e móveis maiores em tons neutros.

Os toques de cor ficam por conta das poltronas e puffs, assim como mantas, quadros e outros objetos de decoração. Assim, fica mais fácil fazer as combinações e trocar alguns itens quando o visual ficar cansativo.

Você pode combinar cores contrastantes, como azul e amarelo, para criar um visual mais dinâmico. Já se a intenção é ter um ambiente relaxante e calmo, experimente utilizar tons de verde que vão até o azulado.

As texturas e materiais de poltronas e puffs também precisam ser analisados de acordo com o local e necessidade de uso. Para a decoração da varandas, por exemplo, é interessante utilizar tecidos impermeáveis ou fibras.

Isso porque a exposição ao sol e chuva pode danificar materiais mais delicados. O mesmo cuidado vale para aqueles ambientes que serão usados com muita frequência, como o espaço de home office. Optar por revestimentos resistentes para os móveis garante a durabilidade e beleza por mais tempo.

4. Procure modelos criativos

Como poltronas e puffs são itens menores e mais fáceis de mover, você pode optar por modelos mais ousados e criativos para dar o toque que o ambiente merece. Formatos inusitados e diferentes combinações de cores e materiais trazem mais personalidade para a decoração.

Não tenha medo de ousar! Basta procurar por poltronas e puffs que tenham o estilo que você deseja para o ambiente e cores que coordenam com o restante do espaço. Afinal, uma peça de destaque pode mudar completamente a atmosfera do ambiente.

5. Aposte na versatilidade dos puffs

Os puffs são móveis especialmente versáteis e com um pouco de criatividade eles podem trazer várias soluções para o seu ambiente. Na sala de TV, por exemplo, eles podem servir como apoio para os pés, deixando o espaço mais confortável.

Os puffs com baú também são muito úteis! Os de formatos maiores ficam ótimos nos pés da cama e além de guardar objetos servem de apoio na hora de se vestir. Já se a intenção é ter assentos extras para visitas, os modelos quadrados que se encaixam em aparadores são uma ótima opção.

Até em cozinhas é possível contar com o auxílio dos puffs! Se você tem uma mesa pequena e precisa de assentos igualmente compactos, os modelos menores podem resolver o problema.

 

Decoração com puffs

6. Use a criatividade para reaproveitar poltronas e puffs

Por último a nossa dica é um complemento de tudo que falamos até aqui: a criatividade pode fazer com que você reaproveite poltronas e puffs que já não servem mais no lugar que foram usados até agora.

Afinal, aquele puff que já não combina com a decoração da sala pode ficar ótimo em um cantinho do closet. Assim como a poltrona de amamentação do bebê que já cresceu pode ir para a sala e servir como um assento confortável para ver TV.

Também é possível mudar completamente o visual com o uso de mantas, capas e almofadas. Isso é útil quando você enjoa da peça ou tem algum acidente que deixa manchas ou pequenos furos.

Esse tipo de truque é especialmente útil quando você investiu naquele móvel de qualidade e não quer perdê-lo só porque ele sofreu algum dano. Quem tem crianças em casa sabe que essa situação é mais frequente do que se gostaria.

Seguindo essas dicas, você verá que as poltronas e puffs são verdadeiros aliados na decoração da sua casa. Esses móveis tão práticos e versáteis podem fazer parte dos projetos para qualquer ambiente.

O segredo é analisar o tamanho, o estilo e o material de cada modelo, escolhendo aqueles que sejam mais adequados para cada uso. Com esses cuidados simples você terá ambientes mais confortáveis e bonitos!

Aproveite e compartilhe esse post nas redes sociais para inspirar seus amigos a investirem em poltronas e puffs na decoração.

CART