Decoração de Halloween: 5 dicas para montar uma digna de filme de terror

Quem disse que no Brasil não tem Halloween? 

De fato, a festa é muito popular nos Estados Unidos, no entanto, como sabemos, brasileiro tem o dom de adaptar tudo para o nosso contexto e não seria diferente com o Halloween.

O Dia das Bruxas é aquela época em que podemos abusar da criatividade, inovar em fantasias assustadoras, provar comidas com aparência macabra e sabor incrível, além de se divertir com uma decoração digna de filme de terror.

Todo mundo merece dar uma festa de Halloween ao menos uma vez na vida. Por isso, neste post separamos 7 dicas práticas de como montar uma decoração incrível para sua festa! Você vai ficar surpreso com o que dá para fazer no Dia das Bruxas.

Origem do Halloween

O halloween é uma festa de tradição bárbaro-cristã que remete a Europa Medieval. Estima-se que o festejo é celebrado há mais de 3 mil anos.

Os celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas, comemoravam um festival chamado “Samhain”. Os festejos duravam 3 dias e tinham início no dia 31 de outubro. 

Além de comemorar o fim do verão, comemorava-se também o início do novo ano Celta, em 1 de novembro. Por estas serem datas importantes, repletas de alegrias e valores sagrados, os Celtas acreditam que na véspera no dia 1 de novembro espíritos maldosos tomariam as ruas para tentar impedir os festejos.

Daí vem a ideia de se fantasiar e decorar as casas com artefatos assustadores como forma de afastar tais espíritos. Até mesmo a famosa frase “Doces ou travessuras?” remete ao fato das pessoas oferecem comida para acalmar os espíritos. 

Por conta da conotação espiritual da festa, com o passar do tempo a data foi associada aos mortos, fantasmas e até mesmo bruxas. 

Sendo assim, a tradição do Halloween foi passando de geração em geração por todos esses anos até se adaptar ao que é hoje: uma festa divertida, onde podemos explorar nossa criatividade e incorporar personagens, muito parecido com o que acontece no carnaval brasileiro.

Agora que você sabe que não há motivos para temer o Halloween, vamos pensar na decoração da sua festa? Confira as dicas que preparamos:

1. Pense em uma fantasia

A decoração de Halloween é um grande conjunto que vai muito além de objetos assustadores, pois as fantasias e as comidas temáticas também fazem parte da festa. Por isso você precisa caprichar em cada detalhe.

Quando se trata de fantasias de Halloween você pode optar por três tipos:

Fantasia realista

Aqui você escolhe um personagem famoso de filme de terror e tentar ser o mais fiel possível a representação. Ou você cria seu próprio personagem, o importante é ter bastante sangue e ser assustadoramente e bem real.

Fantasia engraçada

Essa é mais simples, porém exige bastante criatividade. Você pode brincar com algo que é assustador, mas não sobrenatural. Por exemplo, você pode se fantasiar de boletos atrasados e dizer que esse é o terror da sua vida. 

Fantasia moderna

Nesse tipo, os simbolismos do halloween são mais discretos e o que ganha destaque é a harmônia dos elementos. É o caso de teias de aranha feitas com rímel ao redor dos olhos com uma roupa totalmente preta.

2. Iluminação

A iluminação tem o poder de nos transportar para outra atmosfera e isso é essencial quando se trata de Halloween. Então não abra mão de luz verde, vermelha e azul. Para isso envolva papel crepom destas cores ao redor de uma lampada comum.

Você pode ainda aproveitar potes de doces para criar luminárias macabras além da famosa lanterna de abóbora com velas dentro.

Se possível não abra mão do gelo seco para deixar o ambiente ainda mais creepy.

3. Balões, morcegos e sangue falso:

Para a decoração geral da sua festa balões são essenciais! Você consegue fazer basicamente tudo com eles, desde ghost faces com bexigas brancas e cartolina preta até aranhas de teto, com bexigas pretas e papel crepom imitando as patas.

Morcegos de cartolina é algo que não pode faltar na sua decoração, eles são super fáceis de fazer, basta recortar. E você pode encher a casa inteira com eles, pode pôr no teto, na porta, na mesa e por aí vai…

O sangue falso é interessante para salpicar na decoração e deixar tudo ainda mais assustador.

4. Comidas temáticas de terror

As comidas também fazem parte da sua decoração e podem inclusive ser o ponto alto da sua festa, se você souber aproveitar.

O divertido das comidas de Halloween é que elas pareçam nojentas aos olhos, mas deliciosas no sabor. Então o desafio é você ter coragem de provar aquela coisa estranhamente gostosa.

Confira algumas ideias de como inovar na mesa de comidas:

1 – Salsichas podem virar dedos no cachorro-quente

2 – Bananas com sementes de maracujá viram fantasmas

3 – Ovos partidos com uma azeitona no centro e ketchup ao redor viram um olho macabro

4 – É possível fazer tudo com biscoitos decorados

5. O que fazer com um puff no Halloween?

Claro que nossos puffs não ficam de fora né? Eles são a cereja do bolo da sua decoração

Confira aqui embaixo como seu puff pode ser o diferencial da sua festa:

1 – É possível fazer um fantasma com o puff. Basta cobri-lo com um lençol branco e colar 3 círculos de cartolina preta no lugar dos olhos e boca.

2 – Com gases e algodão você cria uma teia falsa que pode colocar em volta do puff para dar a aparência de casa abandonada.

3 – Prenda braços e pés de manequim no seu puff para deixá-lo macabro

4 – Se você tiver um esqueleto de laboratório não perca a chance de deixa-lo sentado no seu puff.

Doces ou travessuras?

Agora que você já sabe como montar a decoração de uma festa incrível de Halloween basta arregaçar as mangas e começar.

Divirta-se, mas lembre-se de respeitar as regras sanitárias contra a Covid-19.

Na lista de convidados não esqueça de incluir a Brasilazy hein? Você não tem um de nossos puffs? Então corre aqui nesse link e garanta já o seu, quem sabe ele não chega antes do Dia das Bruxas?

Aproveite e poste um registro da sua decoração nas redes sociais, mas não esqueça de marcar a @brasilazy.