Quer ter uma decoração incrível como aquelas que você vê no pinterest?
Bom, é basicamente impossível sem um papel de parede. Isso porque, o revestimento das paredes são responsáveis por ditar a atmosfera e o estilo daquele ambiente.
Assim como as cores, um papel de parede pode ampliar, trazer aconchego, movimento e agitação para o espaço.
Imagina sua casa como um grande presente para suas visitas, aqui o papel de parede funciona como um embrulho. E como você deve saber, o visual é o grande responsável por despertar nosso interesse por tal coisa, seja alimentação, presentes ou decoração.
No entanto, o papel e parede não é tão comum nas casas brasileiras. Mas não se preocupe, criamos esse post para tirar todas suas dúvidas sobre o tema, por isso, leia até o final e guarde todas as dicas.
Como escolher o papel de parede ideal: material
Um dos grandes motivos pelo papel de parede ser seu aliado na decoração, é que são fáceis de limpar e aplicar, possuem um ótimo custo benefício em relação à outros revestimentos, principalmente por causa da mão de obra. Além disso, é também fácil de limpar e possui uma variedade enorme de modelos.
Uma das primeiras dúvidas que nos deparamos quando procuramos um papel de parede, é o material. Confira a lista dos melhores materiais do mercado e escolha qual o ideal para seu ambiente:
Vinílico
Por ser feito de PVC, esse sem dúvida é o material mais resistente e de maior durabilidade, principalmente se você pretende aplicar em cômodos como cozinha ou ainda varanda que sofre bastante com a incidência do sol e umidade.
Acetinado
O grane diferencial do acetinado, é que ele é ideal para pessoas alérgicas e consequentemente para quartos de bebê, pois, acumula menos pó.
TNT
Este material é composto por poliéster e celulose por isso possui grande semelhança com tecido. Se você optar pelo TNT, lembre-se que a limpeza precisa ser feita sempre com um pano úmido.
Mica
Este é um dos materiais mais diferentes disponíveis no mercado. Ele é composto por pedras prensadas e por esse motivo, sua limpeza deve ser feita apenas com aspirador de pó ou espanador, além de não ser indicado para ambientes úmidos.
Adesivo
Esta é uma opção bastante moderna, também conhecida como papel contact. Ele não possui textura e sua espessura é bem fina e possui uma limpeza simples e fácil.
Quais os tipos de estampas ideais?
Após decidir qual material escolher, é hora da decisão mais importante: conhecer as estampas.
Separamos as opções que são tendência nas decorações atuais, confira e inspire-se:
Floral
Essa estampa harmoniza bem com todos os cômodos, no entanto, é preciso escolher bem o estilo. Pois, no mercado você encontra diversos tipos de florais, do mais clássico ao mais moderno. Analise bem sua decoração e escolha com sabedoria.
Listrado
Esse estilo é comumente usado em ambientes pequenos, pois ele é capaz de ampliar e verticalizar o cômodo. Além disso, é um tipo bastante versátil que combina muito bem com outras cores e estampas.
Arabescos
Este modelo é mais utilizado em quartos, pois ele consegue trazer uma atmosfera clássica e sofisticada para o ambiente sem deixar o aconchego de lado.
Geométrico
Se o listrado é básico demais para você, talvez seja uma boa apostar no geométrico. Ele harmoniza muito bem com decorações modernas, como o estilo industrial. Além disso, consegue trazer movimento para o ambiente.
3D
O papel de parede 3D dá a impressão de textura e movimento para a decoração. Geralmente brinca com ilusões de ótica, por isso é ideal para ambientes descolados e modernos.
Retrô
O papel de parede retrô pode ter inúmeras estampas, dentre elas o amadeirado e o tijolinho. Esse estilo é capaz de levar o ambiente para uma viagem no tempo entre os anos 60, 80 e 90, depende de como você aplicar.
Agora que você já conhece as principais estampas, está na hora de pôr a mão na massa e pensar nos cômodos. Confira algumas especificidades:
Papel de parede para a sala de estar
A sala de estar é onde você recebe suas visitas e provavelmente onde elas passam a maior tempo. É o ambiente mais social da casa, geralmente destinado a conversas.
Por esse motivo o papel de parede precisa harmonizar com sua decoração, mas também ser aconchegante e confortável aos olhos, sem poluição visual.
Por exemplo, se sua decoração for simples pode fazer do papel de parede o ponto alto da sua sala, mas se a decoração por si só já chama atenção, aposte em um papel de parede mais neutro.
Papel de parede para a cozinha
Este é um dos ambientes mais úmidos da casa, por isso atenção ao material escolhido.
Para a estampa aposte em tons vibrantes que remetem a dinamicidade e ao movimento. Mas cuidado, não pode ser nada que tire sua atenção do preparo de alimentos.
Papel de parede para o quarto
Independente do gênero, o papel de parede usado no quarto deve ser neutro e com cores bases, além de aconchegantes e confortáveis. Detalhes como esse ajudam sua mente a descansar e facilita a chegada do sono.
Papel de parede para sala de jantar
Assim como a sala de estar, a sala de jantar também deve ser um ambiente acolhedor e que provoque conversas. Por isso, não deve ser nada antiquado demais para causar distanciamento nem moderno demais para causar distrações. Tente se nortear pela sua decoração geral e procure harmonizar com o papel de parede.
A mesma logica dita até aqui se aplica a outros comodo onde o papel de parede é mais raro, como banheiro e varanda. Mas que ainda assim com um pouco de criatividade e estilo, você pode aplicar, mas lembre-se de escolher o material adequado.
Agora que você sabe tudo o que é preciso para escolher o papel de ideal para cada cômodo, é hora de pôr em prática o que aprendeu.
Não esqueça de levar nosso artigo com você na hora de comprar o papel de parede para não perder nenhuma dica.
Siga a Brasilazy nas Redes Sociais e confira mais dicas de decoração como essa!