Como escolher a iluminação certa para cada cômodo da casa

Se a iluminação da sua casa é padronizada, ou seja, o mesmo tipo de luminária e direcionamento de luz para todos os cômodos, saiba que você está fazendo errado!

Pois, se cada ambiente é destinado a uma atividade diferente, a iluminação deles também precisa ser personalizada.

Além disso, você sabia que não é apenas a luminária que deve mudar? Pois é, o direcionamento, intensidade e temperatura da luz também deve variar.

Mas calma, leia até o final e entenda qual tipo de iluminação fica bem em cada cômodo!

Como a iluminação interfere na harmonia do ambiente?

Não adianta nada você investir tempo e dedicação na decoração da sua casa, mas deixar a iluminação de lado. Afinal, uma decoração rústica com uma luz branca de Led não combina, ou então, uma luz muito intensa no quarto que lhe atrapalhe na hora de descansar também não é ideal.

É preciso ver a iluminação como uma extensão da decoração, pois ela também faz jus ao seu estilo e deve harmonizar com sua décor. 

Lembre-se: o que torna uma casa ou apartamento um verdadeiro lar é a personalidade e o aconchego envolvido em cada cantinho dele.

Antes de começarmos com as dicas, lembre-se que a temperatura de uma cor é medida em graus Kelvin(K) onde os valores menores correspondem aos tons amarelos e os maiores aos tons de branco azulado.

Confira abaixo qual tipo de iluminação é indicado para cada cômodo:

Sala de Estar

Este é o cômodo onde sua personalidade e estilo devem ser mais evidentes, seja para descansar com a família ou para receber os amigos. Por isso o conforto e aconchego é indispensável.

Aqui você pode usar a criatividade ao combinar diferentes fontes de luz indiretas usando lustres e abajur, por exemplo. Você também pode optar por artesanatos, lâmpadas dicroicas e até quadros com iluminação de fundo.

Cozinha

Uma boa iluminação é extremamente importante neste cômodo, não só na décor mas também na utilidade do espaço. Como é um lugar onde se prepara alimentos e exige concentração, invista em iluminação uniforme, sem muitas mudanças de tons.

Durante o dia aproveite ao máximo a luz natural, pois além de ser limpa e saudável é também econômica. 

Caso as refeições sejam servidas no mesmo ambiente, luminárias suspensas dão um toque de sofisticação ao cômodo.

Quarto

Uma iluminação planejada faz toda a diferença em nossa experiência de sono e descanso. No entanto, não abra mão da incidência de iluminação natural neste cômodo durante o dia. Isso vai auxiliar seu relógio biológico e ajudar em um despertar natural.

Já durante a noite, a iluminação deve ser leve e agradável. Para isso você pode usar luminárias ou um teto rebatedor com acabamento em gesso.

Além de um ponto central de cima para baixo, aposte em luminárias divertidas ou em um abajur na cabeceira se você gostar de ler antes de dormir.

Escritório

No espaço dedicado ao trabalho é preciso foco e concentração. Por esse motivo o indicado é uma iluminação discreta, mas ajustável, já que o escritório tem múltiplas funções para além do trabalho.

Vamos imaginar que você vai receber um convidado para tratar de negócios, para essa ocasião o ideal é uma iluminação indireta e intimista. Por outro lado, quando você estiver fazendo uma pausa do trabalho, uma fonte de luz secundária é o indicado.

Se você trabalhar muito no computador, uma luz fraca pode prejudicar sua visão. É interessante que você opte por diferentes fontes de luz, mas que o principal ponto seja ajustável.

Mãos à obra

Agora que você sabe exatamente como planejar a iluminação da sua casa, não esqueça de pensar em um projeto que favoreça sua decoração e consequentemente os puffs da brasilazy.

Por falar nisso, você já garantiu o seu? Visite nosso site e confira todos os nossos modelos! 

Puffs trazem um toque de originalidade e estilo para seu lar! Clique aqui para escolher o seu.