Uma bancada é extremamente útil, seja no banheiro ou na cozinha.
Neste artigo vamos detalhar cada tipo de pedra para você decidir qual mais combina com sua decoração e melhor satisfaz suas necessidades. Boa leitura!
Bancada do Banheiro VS Bancada da Cozinha:
No geral, as pedras usadas nestes dois tipos de bancada são as mesmas, mas a decoração e a utilidade são fatores decisivos.
Para bancada da cozinha, por exemplo, dê prioridade a pedras que não mancham com facilidade, pois você pode acabar derrubando óleo ou demais condimentos. Outro fator importante na bancada da cozinha é a resistência, pois você pode precisar colocar itens pesados, quentes ou cortar algo em cima dela.
Já no banheiro, a impermeabilidade e limpeza prática são ideais para que você não tenha problemas.
Confira os tipos de pedra indicadas para cada ambiente:
Pedras para bancada do banheiro:
Vidro
Para quem gosta de algo mais clean e praticidade, o vidro é a escolha perfeita. Apesar das manchas de dedos aparecerem com facilidade, a limpeza é muito simples, basta água e um pano úmido. Para esse tipo de bancada, o vidro temperado é o mais indicado.
Precisamos salientar para ter cuidado com acidentes, por isso, escolha um vidro resistente.
Granito
Para quem gosta de sofisticação, mas precisa economizar, o granito é ideal! Isso porque, o metro quadrado dessa pedra é um dos mais baratos, além disso, a limpeza é prática e não costuma acumular sujeira, pois é menos porosa.
Mármore
O valor do mármore depende muito da sua qualidade, no entanto, você encontra pedras em conta muito bonitas, mas que precisam de um cuidado especial para evitar manchas. O mármore é poroso, por isso, se derramar ou deixar líquidos a pedra pode manchar um pouco.
Lembre-se de jamais fazer a limpeza com água sanitária.
Corian
Se você está disposto a inovar e investir em um banheiro sofisticado, vai se apaixonar pela Corian.
Essa pedra é composta por 30% de acrílico e 70% mineral. Não mancha nem suja com facilidade, mas pode arranhar se for mal cuidado. A limpeza é simples e você pode usar qualquer produto neutro.
Silestone
Com certeza uma pedra com uma qualidade muito superior, o metro quadrado da Silestone custa em média 2.000 reais.
Ela é composta em sua maioria por quartzo e é antibacteriana, não mancha nem risca com facilidade, além de ser muito resistente. Você pode escolher entre as 70 cores disponíveis no mercado.
Nanoglass
O Nanoglass é um material industrial composto por resina e pó de vidro. A pedra é intensamente branca de superfície polida e brilhosa, possui boa resistência a manchas, mas não suporta altas temperaturas.
Por ser um material delicado não abra mão de uma instalação especializada.
Porcelanato
Conhecido como revestimento essa é talvez a pedra mais usada neste cômodo. Possui limpeza facilitada e resistência a manchas.
No entanto, não pode ser aplicada diretamente sobre o móvel, pois necessita de uma estrutura metálica como base. Vale ressaltar que o porcelanato não é resistente a impactos como outras pedras.
Também é necessário fazer uma instalação especializada, pois precisa ser montada e instalada com precisão e cuidado para não ficar com defeitos aparentes.
Como escolher o melhor material para sua bancada do banheiro?
Durabilidade:
Por mais resistente que a pedra seja, sua durabilidade vai depender do cuidado que você tem em seu manuseio.
No entanto, se você possui crianças em casa ou pretende usá-la diariamente, o ideal é que aposte em materiais mais resistentes.
Estética
Este talvez seja o fator que mais pesa no momento da escolha de uma pedra. Por isso, deixe para decidir quando o projeto da casa estiver pronto, dessa forma você consegue escolher uma pedra que converse bem com o ambiente.
Praticidade
Não vale a pena investir em uma bancada e ter de ficar preocupada se vai ou não mancha-la com o uso diário. O ideal é que você compre uma pedra que não absorva líquidos, ou seja, não manche com facilidade e que a limpeza seja simples, utilizando apenas um pano úmido.
Apesar de parecer simples, estes detalhes pode fazer toda a diferença no seu ambiente. Por isso, pesquise bem, pondere suas necessidades e escolha um item que harmonize com sua decoração.
Agora que você já tem todas as informações que precisa, mãos a obra!
Veja também nossos post sobre bancadas de cozinha.