Papel de parede ou papel adesivo: qual é o melhor? Veja as diferenças entre os dois

Usado para substituir o revestimento ou para dar mais charme a parede, com mais detalhes, cores e formas, são grandes aliados de mudanças em casa sem muito trabalho e com ótimo custo-benefício. Apesar de serem esteticamente parecidos, vamos ajudar a entender as diferenças e decidir entre papel de parede ou papel adesivo para parede.

O que é papel de parede e papel adesivo?

Os dois são tipos de materiais para cobertura de paredes. São ótimas opções para quem quer mudar o ambiente, mas sem fazer muita bagunça, quebras e até economizar um pouco.

Existem algumas diferenças entre eles que vamos explicar aqui, acompanhe.

Detalhes e comparação de cada um

Possibilidades na decoração

Tanto o papel de parede quanto o papel de parede adesivo possuem diversas possibilidades de cores, estampas, modelos, materiais e indicações de local de aplicação. Então, nesse quesito não são tão diferentes, depende muito do seu gosto pessoal. Inclusive, você pode combiná-los e usá-los em diversas opções.

Durabilidade

A durabilidade das duas opções depende muito do material, local onde será instalado e a maneira correta de manutenção. Os dois devem ser limpos com panos úmidos e depois com pano seco para evitar problemas com a umidade, caso não sejam para áreas molhadas. De qualquer forma, devem ser escolhidos de acordo com a exposição a água e ao sol, porém, os papeis adesivos podem ter maior durabilidade.

Aplicação

Essa é uma das principais diferenças entre os dois tipos. Enquanto para a aplicação perfeita do papel de parede convencional deve ter mais cuidado, como uma cola especial e a contratação de um profissional, o papel adesivo pode ser aplicado por qualquer pessoa. 

O papel adesivo não precisa de cola, pois vem com a própria cola no verso, pode ser aplicado sozinho, parecendo muito com papel contact. Normalmente você recebe uma espátula com o produto para ajudar na aplicação e as instruções.

Conservação e limpeza

Os dois possuem uma boa conservação e durabilidade, dependendo muito da qualidade do produto e seguir os cuidados que deve tomar.

Para a limpeza dos dois, basta passar um pano úmido e secar em seguida. É importante tomar cuidado para não arranhar ou rasgar, o que pode acontecer com os mais desastrados. 

Lembramos que é importante observar o que o fabricante do produto indica, pois, podem possuir variações dependendo do material.

Custo benefício

Como custo benefício, o papel de parede adesivo é a melhor opção, principalmente por causa dos custos com a mão de obra e adicionais de aplicação que o papel normal exige.

Os preços de compra podem ser muito diversificados, dependendo de uma série de fatores, como tamanho, material, marca e estampa.

Aplicação em locais molhados

Hoje, as duas opções possuem modelos para aplicação em áreas molhadas. Dando muitas possibilidades para quem quer mudar a cara de locais que tenham contato direto com a água, como banheiro ou cozinha.

É importante ficar atento quanto a especificação do papel ao comprar, ele precisa ser indicado e próprio para usar nesses locais.

Para escolher entre os dois, vai depender praticamente do orçamento e modelo que deseja. O que nós indicamos é que procure uma marca confiável, que possua bons comentários para não ter surpresas desagradáveis.

Veja também nosso post sobre paredes modernas, que são tendência de estilo para a sala de estar. 

Carrinho