6 ideias que te ajudam a escolher a cor da parede

Você está com dúvida de qual cor da parede escolher para um ambiente da sua casa? Para quem ama decoração, mudanças e estilos, essa pode ser um grande dilema, pois ela tem um papel importante na atmosfera da casa e na personalidade que era terá. Mas a gente vai dar um jeito nisso, pois separamos 6 ideias que ajudam a escolher a cor da parede ideal. Acompanhe.

 1. Quais a sensações que quer causar?

As cores têm poder sobre a atmosfera do ambiente, portanto, é preciso decidir quais as sensações que você pretende que ele cause.

Algumas cores como off-white e azul oferecem tranquilidade, já as cores mais quentes incentivam a agitação, como o laranja, que estimula a criatividade e comunicação.

Se a ideia é que o ambiente proporcione frescor e relaxamento a melhor opção são os tons de verde. O turquesa e amarelo trazem alegria para espaços neutros e para transmitir tranquilidade as melhores opções são tons frios e terrosos.

Além disso, é importante compreender que as cores podem passar sensações diferentes em ambientes diferentes.

2. O espaço e ambiente precisam ser analisados

O ambiente precisa ser observado, assim como os móveis que estão nele, pois as cores da parede e a dos moveis precisam se complementar.

Por exemplo, se quer uma cor mais forte na parede, o ideal é optar por móveis de cor mais neutra, no entanto, se tem móveis com cores vibrantes, pode ser melhor usar cores como cinza ou tons pasteis na parede.

3. Visualize as cores

Nada melhor para escolher a cor ideal do que visualizar a parede que quer pintar com a cor desejada. Para isso, existem aplicativos, como o da Coral, que você pode baixar e fotografar a parede e selecionar a cor que quer.

Se você prefere ver pessoalmente, existe também a possibilidade de comprar o teste fácil, disponível em algumas marcas, aplicar na parede as cores que têm dúvida, obviamente em apenas uma pequena parte.

Baixe o app aqui:

 Android | IOS

4. Tendências

Se você gosta de pintar as paredes com frequência, provavelmente, gosta de aproveitar as tendências. Todos os anos a Pantone lança a cor do ano e essa é a cor de 2020:

Essa foi a de 2019

A Pantone também entrega as cores que harmonizam com a cor do ano e proporção em diversas paletas de cores, que você pode conferir no site deles.

5. Considere o seu gosto pessoal

Não adianta escolher a cor da moda, a cor mais neutra que vai combinar com tudo ou a que vai complementar as cores dos móveis.

Leve em consideração suas preferências também e das outras pessoas da casa e tente entrar num consenso. Se não gostar, troca de novo depois.

6. Iluminação 

A iluminação também é importante, pois as cores mudam conforme recebem a luz. Observe como a cor que escolher pode se comportar com a iluminação do ambiente, levando em consideração a iluminação natural ou artificial direta e indireta. 

Outra dica é optar por pintar apenas uma parede, pois você vai dar muito estilo a casa e não se sentirá preso a uma cor, além de poder combinar duas cores.

Se quiser ir mais além, você ainda pode escolher paredes diferentes. Veja 5 estilos que são tendência para a sala de estar. Você também pode ver paredes com pinturas desconstruídas aqui

Carrinho